Ases realiza comemoração pelos 20 anos de fundação e homenageia parceiros

Na noite de quinta-feira, 17, a Ases (Associação de Escritores de Bragança Paulista) realizou uma cerimônia, no Salão Nobre da Prefeitura, em comemoração aos seus 20 anos de fundação, completados em fevereiro deste ano.

Várias autoridades e pessoas ligadas à arte literária prestigiaram o evento. Compuseram a Mesa de Honra a presidente da Ases, Apparecida Moreira Pereira; a idealizadora, primeira presidente da associação e presidente da seção local da UBT (União Brasileira de Trovadores), Lóla Prata; o representante da Academia Bragantina de Letras (ABL), Raul Siqueira do Amaral; o prefeito João Afonso Sólis (Jango); o vice-prefeito Luiz Gonzaga Pires Mathias; o secretário de Cultura e Turismo, Raul Lencini; a representante da Secretaria Municipal de Educação, Sandra Helena Leme; o vereador Régis Lemos; e o desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo, Miguel Brandi.

Além de comemorar os 20 anos de existência, a Ases lançou um livro durante a noite e homenageou amigos e parceiros, os quais de alguma forma contribuíram durante o período com a realização das atividades da associação.

Os homenageados foram: o prefeito João Afonso Sólis; o ex-prefeito José Lavelli de Lima; a Câmara Municipal; a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo; a Secretaria Municipal de Educação; a Diretoria Regional de Ensino de Bragança Paulista; José Teixeira Júnior; o arquiteto Luiz Eduardo Panunzio; a professora Huguette Theodoro da Silva; Maria Regina Zago e Josué Balland; Casa de Cultura Maestro Demétrio Kipman; Sindicato dos Ferroviários de Bragança Paulista; Construtora PFPP; Lo Sardo Materiais de Construção; Aços Sarti; Bragança-Jornal Diário; Jornal Cidade de Bragança; Jornal Em Dia; Jornal do Meio; Carimbos e Placas Joia; Rotary Club Bragança Paulista Estância; Frutaria Santa Maria; Ótica Veneza; Editora ABR/ Gráfica Barletta; Bradispel – Papelaria e Informática; e DM Contabilidade.

Durante o evento, um Auto de Aniversário foi apresentado e, a cada estrofe, uma vela do bolo era acesa.

O Salão Nobre da Prefeitura ficou pequeno diante de tantas pessoas que fizeram questão de prestigiar a cerimônia, após a qual foi servido um coquetel.

SAIBA MAIS

A Associação de Escritores de Bragança Paulista foi criada a partir da intenção da escritora Lóla Prata de reunir, em uma entidade sem fins lucrativos, pessoas que gostavam de escrever. 

A ideia foi encampada pelo então pró-reitor Comunitário da Universidade São Francisco, professor Antônio Carlos de Almeida, e pelo diretor do Departamento de Cultura, na época Edilberto Daólio. No dia 5 de junho de 1991, uma primeira reunião foi realizada no Salão Nobre da Prefeitura.

Sete meses depois, os escritores chamados pioneiros, dentre os quais os já falecidos René Zmeckol e Flávio Rodrigues e os escritores que continuam a fazer parte da associação, Henriette Effenberger, Maria Dulce Naief Kattar Louro, Maria de Lourdes Prata Garcia e Norberto de Moraes Alves, definiram os estatutos, os objetivos e escolheram o nome definitivo da associação.

Em 22 de fevereiro de 1992, nascia a Associação de Escritores de Bragança Paulista, nesse mesmo dia chamada carinhosamente de Ases, por José Jozefran Berto Freire, à época presidente da Câmara Municipal de Bra-gança Paulista, sigla que acabou sendo adotada pela entidade.

No decorrer desses 20 anos, a Associação de Escritores de Bragança Paulista  cumpriu o que foi disposto como objetivo no estatuto redigido pelos sócios pioneiros e fundadores: incentivar e divulgar trabalhos literários, resgatar a memória de valores literários de escritores falecidos, aprimorar o valor e o conhecimento da Língua Pátria e divulgar trabalhos de reconhecido valor artístico-cultural, em âmbito local, nacional ou internacional.

Quase 100 títulos foram lançados, entre antologias de concursos literários, antologia de prosa, de poesia, de haicais, de temas específicos como Natal e os livros de diversos gêneros assinados por autores membros da Ases.

Foram realizados 18 concursos literários estudantis, com edição dos trabalhos vencedores em antologias; 18 concursos literários abrangendo escritores de língua portuguesa, no Brasil e no exterior, também com edição em livros. E nas capas desses livros, na medida do possível, foram também divulgadas obras de artistas plásticos bragantinos.

Os concursos da Ases estão entre os mais importantes do cenário nacional; atraem, a cada edição, centenas de escritores das mais diversas cidades  e estados do país, de Portugal e de países africanos de língua portuguesa, e outros países.

A entidade também promove oficinas literárias; organiza saraus, varais literários, exposições de fotografias, missas em versos, dentre outras atividades. Participa ainda de diversas feiras de livros, realiza o projeto Livros ao Vento, com o objetivo de tornar o livro mais acessível à população; realiza Encontros Nacionais de Escritores, com a presença de palestrantes da envergadura de Alice Vieira e Ignácio de Loyola Brandão.

A Ases apoiou a aprovação da Lei Municipal de Incentivo à Cultura e atua nos diversos conselhos municipais, além de participar da programação de eventos promovidos pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.

A associação realizou a reforma do prédio que lhe foi concedido em comodato pela Prefeitura, o qual desde 2004 é sua sede, na qual agora também estão instaladas a UBT (União Brasileira de Trovadores), seção de Bragança Paulista, e a Ases Jovem, coordenada pela escritora Maria Cestari, por meio da qual jovens escritores desenvolvem a criatividade e a arte de escrever e conviver.

Os autores da Ases brilham em concursos literários nacionais e internacionais, divulgando o nome de Bragança Paulista nos quatro cantos do país e recebendo importantes prêmios.

Mais sobre a Ases em www.asesbp.com.br.

 

Você pode compartilhar essa notícia!

0 Comentários

Deixe um comentário


CAPTCHA Image
Reload Image