news-details

Lagarto para sanduíche

Quando pequena, era famosa no cardápio das famílias – inclusive em casa – a carne de lagarto para fazer lanche. Apesar das dificuldades tecnológicas da época, para facilitar o trabalho na cozinha, as donas de casa tinham as ideias mais criativas para driblar todas elas.

E para quem não sabe, vamos esclarecer: o que é a carne de lagarto? É um corte localizado na parte traseira do boi, caracterizada por suas fibras longas e duras, além de uma camada de gordura externa. É um corte que pode ser utilizado em várias receitas pela sua versatilidade e sabor.

Antigamente, toda vez era o mesmo procedimento: cozinhar a carne na panela de pressão, deixar resfriar em congelador e reservar o caldo do cozimento. No dia seguinte, minha mãe pedia ao dono da venda de perto de casa para fatiar a carne bem fininha na máquina de cortar frios, que ainda era de manivela, sem eletricidade como as atuais. Em geral, éramos nós que ficávamos esperando esse processo de fatiar para levar à mãe, que continuava o preparo fazendo o molho e ajeitando a carne em camadas para depois gelar e, à tardinha ou no dia seguinte lanchar – sem esquecer de levar ao dono da venda uma porção da carne pronta como agradecimento.

Em casa, eu não preparava há muito tempo; nas vezes que fiz, o marido fatiava na mão e, agora que ganhei uma faca elétrica do meu irmão, as coisas ficaram bem mais fáceis e rápidas, por isso, resolvi relembrar. Uma boa opção para lanchar no Carnaval.

INGREDIENTES


 - 1 peça de cerca de um quilo de lagarto bovino

 - 2 xícaras (chá) de vinagre (uso o de álcool)

 - 1 xícara (chá) de água

 - 1 cebola grande em pedaços grandes

 - 4 dentes de alho

 - Sal

MODO DE PREPARO

 - Comece preparando a carne, colocando-a junto dos ingredientes acima na panela de pressão. Começando a apitar, conte cerca de 35 a 40 minutos, desligue e deixe esfriar para abrir

 - Retire a carne, envolva em saco culinário e leve para a geladeira para ficar mais firme (eu deixo de um dia para o outro). Se tiver pressa, coloque no freezer para que gele mais rápido, sem congelar.

 - O caldo que sobrou do cozimento deve ser guardado na geladeira já peneirado – a cebola e o alho que restaram pode descartar.

 - Depois, use a faca elétrica e fatie a peça em fatias bem fininhas e reserve.

Molho:

 - 3 cebolas em rodelas finas

 - 100 gramas de azeitonas pretas (picadas ou inteiras)

 - Cheiro verde picado (1 maço)

 - ¾ xícara (chá) de óleo

 - ¼ xícara (chá) de azeite

 - Caldo que sobrou do cozimento da carne (use cerca da metade)

 - Pimenta e sal a gosto

 - Coloque numa panela todos os ingredientes (exceto as azeitonas) e leve em fogo brando para cozinhar, até que a cebola fique macia sem desmanchar. Espere esfriar.

 - Num pirex com tamanho suficiente para o preparo, coloque uma camada desse molho, as fatias de lagarto e as azeitonas. Repita o molho de cebolas, as fatias de carne e azeitonas até terminar os ingredientes. Cubra com papel filme e leve gelar.

 - Quanto mais tempo a carne ficar no molho, mais saborosa fica. Sirva no pão francês ou somente ela como aperitivo

Maria Inês de Oliveira Chiarion Zecchini é professora de Educação Infantil nesta cidade e autora do livro “Redescobrindo – receitas da cozinha bragantina”. Faz parte da Associação dos Escritores de Bragança Pau- lista (Ases), foi membro fundadora da Academia Bragantina de Letras (ABL) de 2005 a 2008, e colunista do jornal Cidade de Bragança de 2005 até 2011.

Até nosso próximo encontro!

Para sugestões, críticas e temas para as próximas colunas,

escreva para: miocz@yahoo.com.br.

***

Siga o JORNAL EM DIA BRAGANÇA no Instagram: https://instagram.com/jornalemdia_braganca  e no Facebook: Jornal Em Dia

Receba as notícias no seu WhatsApp pelo link: https://chat.whatsapp.com/Bo0bb5NSBxg5XOpC5ypb9D

 

 

Você pode compartilhar essa notícia!

0 Comentários

Deixe um comentário


CAPTCHA Image
Reload Image