A I Campanha de Vacinação pelos Bons Tratos a Crianças e Adolescentes, realizada pelo Pontinho de Cultura Semear, da Fundação Comunidade da Graça, chegou ao fim nessa sexta-feira, 18, quando foi realizada na Praça Raul Leme.
De acordo com o pastor Valdo Rodrigues, estima-se que duas mil pessoas tenham sido simbolicamente vacinadas na campanha, que começou no dia 15 de maio, durante sessão ordinária da Câmara Municipal.
Na quarta-feira, 16, as crianças e adolescentes foram até a Feira Livre para vacinar as pessoas contra os maus-tratos a crianças e adolescentes.
A iniciativa da Fundação Comunidade da Graça surgiu de um compromisso com o Ministério da Cultura (Minc), por meio do programa Cultura Viva, por ter recebido o prêmio “Pontinhos de Cultura 2010”.
A campanha consiste na entrega de um certificado e um sachê de mel aos vacinados, na intenção de sensibilizar e conscientizar sobre as situações de violência cotidiana que crianças e adolescentes sofrem. Os objetivos são: tornar visíveis as condutas violentas contra crianças e adolescentes no país; fortalecer a responsabilidade dos adultos quanto à proteção da infância e adolescência; reivindicar políticas públicas voltadas à prevenção da violência contra crianças e adolescentes e promoção de bons tratos; e promover o protagonismo infanto-juvenil.
A campanha foi realizada em parceria com a Escola Municipal Professor Orlando Pinto de Oliveira e o PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil).
O dia 18 de maio foi escolhido para encerrar a campanha por ser o Dia Nacional do Enfrentamento e Combate a Violência e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Cerca de 15 educadores e agentes sociais participaram da ação.
Nessa data, além de vacinar as pessoas que passavam pela praça, as cerca de 95 crianças e adolescentes envolvidos na iniciativa fizeram apresentações de dança, fazendo uma espécie de confraternização e comemorando o sucesso da campanha.
A Fundação Comunidade da Graça agradece aos colaboradores e adolescentes que participaram direta ou indiretamente da iniciativa, como: Professora Walkiria Centofanti – diretora da E.M. Professor Orlando; Professor Rodrigo Bernuccio – vice-diretor da EM Professor Orlando; Professora Josilene Previatelo – coordenadora do PETI; Professora Márcia – coordenadora do PETI; Julius Salomão – coordenador da Fundação Comunidade da Graça; e Professora Menta – coordenadora da Campanha.
0 Comentários