Nossa cidade tem muitas praças e parques onde as aves marcam presença. A começar pelo Lago do Taboão, onde podem ser avistadas 128 espécies de aves diferentes e, recentemente, foram colocadas belas placas coloridas, com ótimas informações, que mostram algumas das aves nativas que se acostumaram a viver próximas aos humanos e que podem ser avistadas, com frequência, em vários parques e jardins, onde encontram abrigo e alimento com certa tranquilidade.
As placas alinhadas à altura dos olhos ao longo dos passeios em torno do lago mostram fotos de pássaros que já fazem parte da história natural de Bragança Paulista. Entre elas, destaca-se a coruja-buraqueira, eleita ave-símbolo da cidade em disputa acirrada com o beija-flor e o joão-de-barro, que ficaram em segundo e terceiro lugar na disputa pelo voto popular, também estampados nas placas.

Ano passado, no dia 6 de abril, um domingo, também no Lago do Taboão, foi comemorado com festa o Dia Municipal da Coruja-buraqueira, como se fosse o primeiro aniversário da nossa ave-símbolo.
Um pouco antes da festa foi realizada a 34ª passarinhada – uma caminhada com binóculos em que o guia mostrou a todos uma família dessa coruja tão estimada. Os filhotes são muuuuito fofinhos!
A comemoração, que se seguiu à passarinhada, foi animada por uma série de atividades lúdicas e culturais para todas as idades. Tivemos teatro de fantoches, música ao vivo, exposição de fotos da buraqueira, todas clicadas no nosso município, exposição de trovas sobre a dona da festa, contação de histórias e jogos diversos.
A festa do segundo aniversário da ave-símbolo volta a acontecer no Lago do Taboão em 12 de abril deste ano, quando será lançada oficialmente a marchinha “Xodó de Bragança”, que foi criada especialmente para a nossa coruja. É uma canção alegre, do tipo chiclete, que você ouve uma vez e não esquece mais.
Esperamos que a comemoração do Dia Municipal da Coruja-Buraqueira, uma festa popular tão bonita, esteja inserida em breve no calendário oficial de eventos de Bragança Paulista.
Reserve a data, 12 de abril, o domingo depois da Páscoa!
Teresa Montero Otondo e Vivian Feres José
Integrantes do Coletivo Socioambiental Bragança Mais
***
0 Comentários