Rádio O Caminho FM realiza debate e entra para a história política da cidade

Na manhã dessa sexta-feira, 28, a Rádio O Caminho FM realizou o primeiro debate entre candidatos a prefeito da história da cidade.

Candidatos e assessores, além de representantes de outros órgãos de imprensa locais, compareceram e participaram democraticamente, respeitando as regras pré-estabelecidas pela direção da emissora.

Das 9h até as 11h42, ocorreram os cinco blocos de perguntas, sendo que nos blocos 1, 3 e 4, elas seguiram temas pré-determinados e nos blocos 2 e 5, os assuntos foram de livre escolha.

A mediadora foi a diretora de jornalismo da 105,9 FM, Luci Miranda, que primeiramente fez o sorteio da ordem dos candidatos na mesa do debate, a qual ficou assim definida: Gustavo Sartori, Renato Frangini, Fred Zenorini, João Carlos Carvalho e Fernão Dias.

No primeiro bloco de perguntas, os temas tratados foram: Educação, Zona Rural, Drogas, Juventude e Saneamento Básico.

De livre escolha dos próprios candidatos, o segundo bloco abordou os seguintes assuntos: Inclusão Digital, criação de sub-prefeituras, apoio de políticos que já governaram a cidade, trabalho social e redução da tarifa do ônibus.

Emprego, Esporte e Lazer, Mobilidade Urbana, Habitação e Gestão Pública foram os temas abordados no terceiro bloco.

Já no quarto, os candidatos puderam expor suas propostas para as áreas de Meio Ambiente, Saúde, Promoção Social, Segurança Pública e Cultura.

No quinto e último bloco, em que novamente os candidatos puderam escolher os assuntos livremente, os temas promessa da criação de novas delegacias, Saúde Pública, Ficha Limpa, Orçamento Participativo e Trânsito vieram à tona.

Em raríssimas exceções os candidatos partiram para ataques pessoais e em apenas um bloco um dos candidatos pediu um direito de resposta, o qual foi negado após análise do advogado contratado pela Rádio O Caminho.

Ao final, cada prefeiturável teve dois minutos para fazer suas considerações finais. Todos agradeceram e parabenizaram à emissora pela iniciativa.

O Jornal Em Dia esteve presente na ocasião e conversou com os candidatos após o debate.

O candidato do PT, Fernão Dias, declarou que a iniciativa foi de importância para a cidade e, especialmente para os eleitores, que puderam conhecer as propostas de cada candidato. “Isso é a verdadeira democracia, a democracia que queremos implantar em Bragança Paulista, fugir de fato daquele coronelismo antigo, daquele imperialismo que existe em Bragança. Os candidatos, que nunca foram prefeitos da nossa cidade, se propuseram a comparecer e fizeram um debate verdadeiramente de qualidade, mostrando as suas propostas, mostrando a cara, quem é verdadeiramente Ficha Limpa, quem é Ficha Suja, e a população está bem esclarecida, para que vote direitinho, principalmente no 13, no dia 7 de outubro”.

Fred Zenorini, candidato do PSTU, destacou a possibilidade que o debate proporcionou à sua coligação, já que na propaganda eleitoral seu tempo é o menor entre os candidatos da cidade. “Para nós, foi fundamental e para a população, muito importante, para poder comparar as ideias de cada candidato, as propostas, realmente as diferenças que podem existir. Mas, para nós, em especial, foi importante porque o nosso tempo na TV, na propaganda eleitoral, é muito reduzido, dois minutos, e aqui as coisas acontecem em pé de igualdade. Então, aqui, cada candidato teve o mesmo tempo para se manifestar, livremente, ninguém apelou para a baixaria, tudo o que foi falado aqui é real, é verídico. E esperamos que a população possa decidir o que é melhor para a cidade e como a gente fala sempre, radicalizando, 16 neles”.

Renato Frangini, candidato pelo DEM, afirmou que o debate engrandeceu a disputa eleitoral e, em seguida, mencionou algumas propostas de governo. “Acho que foi importante o debate, a participação de todos os candidatos, isso só faz crescer a democracia e orienta os eleitores a respeito dos programas de governo que cada um tem e foi debatido amplamente, sem nenhuma restrição. Isso engrandece a nossa disputa eleitoral. Eu queria agradecer a minha família, queria agradecer pelo enorme carinho que essa população tem me recebido pela cidade e a gente espera contribuir pelo engrandecimento de Bragança. Nós temos um grupo de trabalho forte, que tem uma tradição política na cidade, que tem muito trabalho já prestado para a cidade, principalmente para a população mais carente. Temos um programa de governo construído para Bragança Paulista, que atende as necessidades de Bragança Paulista, aponta soluções para Bragança Paulista. E nós temos parceiros, como o deputado Edmir, que vai nos ajudar a trazer recursos para que se viabilize esse programa de governo, fazendo com que Bragança realmente se ligue ao futuro, que Bragança tenha um crescimento, tenha uma oferta de emprego, uma Educação melhor, uma saúde adequada à população. É isso que a gente pretende e eu agradeço e cumprimento a todos que participaram do debate”.

O candidato do PSB, Gustavo Sartori, ressaltou a contribuição à democracia que o debate proporcionou. “Foi muito importante para a democracia da nossa cidade, para as pessoas acompanharem quem são os candidatos, quem está apoiando cada candidato, qual é a proposta que pode ser feita de verdade, não propostas mentirosas. É isso que deve ser feito, com transparência, levar ao eleitor, às pessoas que estão acompanhando nosso trabalho na rua, o que a gente vai realizar a partir de janeiro. Só tenho que agradecer a toda a minha equipe, a minha família, as pessoas que estão recebendo a gente na rua porque a gente está crescendo, com grande chance de chegar rumo à vitória no dia 7 de outubro. Eu peço a vocês, votem 40, que é a renovação de verdade”.

João Carlos Carvalho, candidato pelo PSDB, observou que o debate proporcionou a oportunidade de comparação das propostas dos prefeituráveis aos eleitores. “Foi um grande debate, um debate inteligente, com os candidatos se respeitando, respeitando as regras, não fugindo dos temas, cada um procurando o máximo divulgar os itens que contemplam o seu programa de governo. Então, eu vejo que foi muito proveitoso. Esse debate vem ao encontro daquilo que eu tenho falado na minha campanha: oportunidades para a população comparar os candidatos e ver quem é o melhor, quem tem as melhores propostas para oferecer para a nossa população bragantina. A campanha não terminou ainda e eu faço um apelo para outros veículos de comunicação também promoverem esses debates, dá tempo, eu acho que seria um grande exemplo. A gente vê aí na televisão, em outros canais, em outras cidades, o quanto existe de debate, por quê? Porque hoje é a democracia, eu acho que a democracia vai amadurecer a partir do momento que a gente colocar situações como esta do pleito eleitoral, os candidatos tendo oportunidade de serem testados pela população antes de assumirem um cargo público”.

A reportagem também conversou com o gerente da Rádio O Caminho, Herik Bernardino, que confessou que, a princípio, ele e sua equipe tinham certo receio de promover o debate. “Ainda não caiu a ficha. Quando a gente teve esta ousadia de pensar na criação do primeiro debate da história de Bragança Paulista, a gente estava com muito receio. Ouvimos muitos comentários de que o candidato A não viria, o B, o C não viriam e se isso acontecesse seria ruim para a gente. Porque, de certa forma, iria passar a ideia de que a rádio tem um lado político e isso não existe”, declarou.

Herik enfatizou que a emissora não tem qualquer ligação com grupos políticos e que, por isso, foi possível, a realização do debate. “A Rádio O Caminho FM provou e comprovou que é uma rádio totalmente imparcial e a prova disso é que os cinco candidatos a prefeito estiveram aqui. A Rádio O Caminho FM entra para a história por ser a primeira emissora de Bragança Paulista a promover um debate entre os candidatos a prefeito, haja vista que a Rádio AM tem mais de 50 anos, a 102 com 25 anos e precisou a Rádio O Caminho FM ter essa iniciativa. Isso mostra que o nosso compromisso é com o ouvinte, não é com o partido A, B ou C, ou com o candidato X, Y ou Z”, disse.

O gerente da Rádio O Caminho 105,9 FM finalizou agradecendo a todos que contribuíram para o sucesso do debate. “A rádio entra para a história e, de certa forma, os cinco candidatos que também participaram entram para a história. Daqui 100, 200 anos, alguém vai falar, quais foram os candidatos que participaram do primeiro debate? E vão falar, pela ordem alfabética, Fernão Dias, Fred, Gustavo Sartori, João Carlos Carvalho, Renato Frangini. Estão todos de parabéns. Eu aproveito essa oportunidade para agradecer também a toda a equipe que nos ajudou a criar o primeiro debate da história, sozinho a gente não faz nada. Então, parabéns à Rádio O Caminho e aos cinco candidatos a prefeito”.

A diretora de jornalismo da Rádio O Caminho, Luci Miranda, que foi também a mediadora do debate, não escondeu a tensão que sentiu durante a manhã dessa sexta-feira. “Agora dá para respirar, a gente fica um tanto quanto tensa porque, como a única emissora que tem independência política, nós prezamos pela transparência, por fazer um debate em que todos os candidatos tivessem o mesmo tempo, tivessem as mesmas regras e isso aconteceu. Obviamente que é o primeiro, podemos dizer que no segundo a gente tem intenção de aprimorar, mas também é o primeiro para os candidatos. Acho que eles se saíram muito bem, se respeitaram, não houve ofensas, não houve um nível baixo. A gente já previa isso e ficamos muito satisfeitos com a atitude de todos os candidatos em comparecerem”, observou.

Luci frisou que o debate proporcionou oportunidade única aos eleitores de ouvir questionamentos de candidato para candidato, bem como de ouvir as respostas ao vivo e sem cortes ou edição. “Quando a gente sentou e decidiu que ia fazer esse debate, pensamos realmente no ouvinte, no eleitor. Com o debate, em que oponente pergunta para oponente, as propostas para o futuro de Bra-gança são realmente apresentadas de maneira bem transparente e de maneira que o outro pode contestar ali, ao vivo, sem corte, sem edição, sem produção”, explicou.

Luci Miranda concluiu dizendo que o objetivo da emissora foi alcançado e sinalizou que o debate foi o primeiro de muitos que ainda virão nas eleições futuras. “Hoje, nosso sentimento é de satisfação. Primeiro, por todos os candidatos terem vindo, se respeitado, apresentado suas propostas. E, segundo, porque nós, da rádio, conseguimos atingir um objetivo e quebrar uma barreira. A cidade nunca havia tido um debate. A partir de agora, eu creio que em todos os pleitos haverá e nós damos essa palavra que vamos fazer o debate entre os candidatos. Então, a gente fica muito feliz, inclusive com o comparecimento da imprensa, dos assessores, todos com muito respeito”.

O debate promovido pela Rádio O Caminho foi reprisado na manhã de ontem, 29, e será reprisado novamente no dia 4 de outubro, quinta-feira, às 15h. Para ouvir, a frequência da emissora é a 105,9 FM e o site: www.ocaminhofm.com.br.

Você pode compartilhar essa notícia!

0 Comentários

Deixe um comentário


CAPTCHA Image
Reload Image