A Prefeitura de Bragança Paulista se manifestou sobre a matéria da última edição: “Reportagem do Jornal Em Dia flagra ação da Prefeitura em propriedade particular”.
Conforme noticiado, por volta das 13h30 de quarta-feira, 11, a reportagem esteve em uma fazenda, localizada na Bocaina, zona rural do município, e observou a presença de maquinário da Secretaria Municipal de Serviços, conduzido por funcionários públicos devidamente uniformizados.
A reportagem seguiu um dos caminhões que entrou na Fazenda São Vicente, passando inicialmente pela porteira e depois por uma guarita, equipada com portão eletrônico, e flagrou maquinários da Prefeitura e funcionários dentro da propriedade.
Poucos minutos depois, após perceber a presença da reportagem, os funcionários, com as máquinas, se retiraram para a via pública e ficaram parados por vários minutos, até que iniciaram serviço de cascalhamento de uma estrada rural.
De acordo com a nota assinada pelo responsável pela Secretaria Municipal de Serviços, João Franco Bueno Filho, é habitual o procedimento de guardar maquinário em fazendas ou sítios da zona rural, com autorização dos proprietários, quando são realizados serviços em estradas rurais. Conforme a nota, encaminhada ao prefeito, tal medida visa a evitar o deslocamento diário até a Garagem Municipal, gerando gastos desnecessários.
Diz ainda o texto que, na quarta-feira, 11, quando ocorreu o flagrante da reportagem do Jornal Em Dia, uma das máquinas, uma motoniveladora, havia apresentado problemas mecânicos e sido guardada na fazenda, sendo que o conserto foi realizado depois do almoço, ou seja, minutos após a reportagem realizar fotos e vídeos no local.
“Afirmamos que em nenhum momento foi executado qualquer serviço dentro de área particular”, finaliza o esclarecimento da Secretaria Municipal de Serviços.
Após receber a nota, no início da tarde de sexta-feira, 13, a reportagem do Jornal Em Dia tentou contato telefônico por diversas vezes com a Secretaria de Serviços, para alguns esclarecimentos. Mediante as negativas da presença de um responsável pela pasta, a reportagem se dirigiu até a sede da secretaria e obteve a informação que o responsável, João Franco Bueno Filho, não estava autorizado a falar sobre o assunto e quem prestaria os demais esclarecimentos seria o secretário chefe de Gabinete, Luiz Roberto Torricelli.
Na sede da Prefeitura, a reportagem foi atendida por Torricelli, que declarou que todo esclarecimento sobre o caso estava na nota emitida.
O Jornal Em Dia fez dois questionamentos. O primeiro sobre o porquê da presença de um caminhão basculante (comumente utilizado para carregar terra) na fazenda, já que somente um reparo na máquina quebrada seria realizado. Segundo o secretário, esse veículo foi até o local para levar os funcionários que realizariam o conserto.
Já quando perguntado o porquê de as máquinas saírem da fazenda, inclusive a motoniveladora que estava quebrada, minutos após serem flagradas pela reportagem, Torricelli afirmou que este maquinário foi consertado naquele exato momento e por essa razão voltou para suas atividades, na estrada municipal.
NOTA DA REDAÇÃO
Salientamos que a reportagem publicada na última edição, sobre a presença de máquinas da Prefeitura dentro de uma área particular, apenas noticiou um fato concreto.
Com relação à reclamação do prefeito sobre o jornalista responsável pela matéria não ouvir o outro lado, questão elementar na obrigação do bom jornalismo, o prefeito não deve ter notado, ao término da reportagem, o seguinte trecho: “O Jornal Em Dia entrou em contato com a Secretaria Municipal de Serviços, no fim da tarde de ontem, para averiguar o fato, mas não havia nenhum responsável pela pasta no momento.”.
Este jornal entrou, sim, em contato com a pasta envolvida, a Secretaria Municipal de Serviços, como é de praxe. Entretanto, no local, por volta das 16h30 de quarta-feira, 11, não havia nenhum responsável para dar as devidas explicações e também não foi indicada outra pasta para falar com a reportagem. Julgamos que seja elementar, numa administração pública, uma secretaria municipal ter um responsável, em horário de expediente, para falar em nome da pasta.
Confira a nota emitida pela Secretaria Municipal de Serviços e a nota do prefeito João Afonso Sólis (Jango) enviadas ao Jornal Em Dia.
0 Comentários