Indefinição

A palavra da vez é esta: indefinição. No mês de convenções partidárias, Bragança Paulista ainda não conhece quem serão os candidatos para as Eleições 2012.

Alguns podem apontar certa precipitação, afinal, somente depois das convenções é que se pode falar em candidatos, antes são todos pré-candidatos.

Porém, na história política da cidade, a população sempre soube quem seriam os candidatos, ao menos nos partidos de maior representação política. Acabava uma eleição e já se sabia quem disputaria o próximo pleito.

Atualmente, a situação é oposta. Se as eleições fossem hoje, teríamos apenas os nomes de Fernão Dias da Silva Leme e João Carlos Carvalho, que foram oficialmente anunciados como pré-candidatos a prefeito pelos partidos ao qual estão filiados.

Os demais afirmam que são pré-candidatos em chapas majoritárias, mas seus partidos não os anunciaram formalmente, muitos estão mesmo é divulgando seus nomes para uma possível candidatura a vereador ou despistando a atenção para o verdadeiro escolhido, mas mantendo o partido na mídia. Até agora, reafirmamos, apenas PT e PSDB vieram a público apresentar os pré-candidatos para as eleições de 7 de outubro.

Ao que tudo indica, desta vez, a estratégia da maioria dos partidos é esconder o nome daquele ou daquela que vai disputar o pleito para evitar desgaste. Democratas, PTB, PSB e PV adotam essa tática e devem deixar suas convenções para o último dia. Os demais devem se coligar a esses já citados.

O problema, caro eleitor, é que a indefinição poderá permanecer mesmo após as convenções, que têm até o dia 30 de junho para ocorrer. É isso mesmo. Passando essa data, os partidos ainda poderão trocar de candidatos, até um dia antes das eleições.

Ou seja, eles podem lançar os candidatos e, conforme a campanha eleitoral for acontecendo, trocar o prefeiturável por outro nome de maior expressão na visão dos mandatários dos partidos.

Pode ocorrer, ainda, de candidatos de partidos adversários desistirem do pleito em favor de outros.

Como o cenário se desenha tão incerto, é aí, então, que o eleitor deve ter ainda mais responsabilidade na hora de escolher seu voto. Não se pode deixar que a insegurança, a indefinição ou essa possível alteração de candidatos, com o visível pretexto de tomar o poder a qualquer custo, se estabeleça, é preciso ter seriedade para decidir a quem entregar o comando da cidade nos próximos quatro anos.

Há que ser alguém comprometido com o município e com o bem comum e não alguém investido no pleito às pressas, no meio da campanha, só porque pode agregar mais votos e que de repente nem participou ativamente da elaboração do plano de governo do partido, numa nítida intenção de apenas satisfazer seu ego e o de seu grupo político e não de lutar pelos interesses da população.

Bragança Paulista merece ser cuidada com mais zelo. Quem terá o poder para isso, a partir de 2013, só saberemos em 7 de outubro. Tudo o que for dito e feito antes disso, campanhas, pesquisas, tudo poderá ser alterado.

Apesar dessa possibilidade amparada pela legislação eleitoral, só esperamos que a indefinição que hoje predomina não permaneça durante a campanha e não comprometa o resultado das Eleições 2012.

Você pode compartilhar essa notícia!

0 Comentários

Deixe um comentário


CAPTCHA Image
Reload Image