Falando de Cultura

Bragança Paulista se despede do Festival de Inverno 2013 e do Festival de Artes Serrinha e já dá as boas-vindas ao Festival de Artes Cênicas. Ao mesmo tempo, se prepara para a realização de sua primeira Conferência Municipal de Cultura.

As ações do poder público e também de grupos independentes têm feito grande diferença na cidade nos últimos anos, desde a implantação e regulamentação da Lei de Incentivo à Cultura. Não se pode mais dizer que Bragança Paulista não tem opções culturais ou que elas são específicas de um gênero. Isso não significa, porém, que não há pontos a serem aperfeiçoados, que está tudo perfeito, nunca estará. Sempre haverá coisas a fazer, mas Bragança não está mais na estaca zero em termos de produção ou promoção culturais.

A participação do público também tem aumentado nos espetáculos e assim desejamos que continue, pois a efetiva participação do povo contribui para a mudança de olhar, de postura de toda a sociedade, já que quem participa de ações culturais tende a querer participar mais e cobrar que oportunidades para isso sejam providas.

Por parte do poder público, no caso, a Prefeitura, a Secretaria de Cultura e Turismo vem desenvolvendo bom trabalho na promoção de meses inteiros de atrações culturais, como o Maio Cultural e o Festival de Inverno, e não apenas nesta gestão. Vai apoiar também, agora, o Festival de Artes Cênicas, o que é muito importante porque, muitas vezes, as ações de grupos independentes acabam não alcançando seu objetivo pela simples falta de apoio. Esse apoio, quase sempre, consiste no fornecimento de espaços ou equipamentos que não geram custos ou pelo menos não custam muito à Prefeitura. E mesmo que custem, é necessário avaliar o custo-benefício. Em se tratando de cultura, nunca é demais oferecer opções à população.

A respeito da Conferência Municipal de Cultura, só temos a dizer que é de suma importância que a população participe, registre sua sugestão e acompanhe a elaboração do Plano Municipal de Cultura. Afinal, esta é a oportunidade para sugerir que ações diferentes sejam feitas ou que sejam ampliadas as já existentes e cobrar mais espaço, mais incentivo aos produtores culturais da cidade, aos artistas bragantinos. Esperamos que este importante passo no setor cultural da cidade seja verdadeiramente profícuo.

Você pode compartilhar essa notícia!

0 Comentários

Deixe um comentário


CAPTCHA Image
Reload Image