O Jornal Em Dia recebeu, nessa segunda-feira, 24, dois e-mails do leitor Ânderson Costa, em que ele aponta problemas causados por intervenções da Sabesp no município.
Primeiramente, o morador da Rua Senador Roberto Simonsen conta que a Companhia de Saneamento Básico do estado de São Paulo fez um buraco em sua rua e que com os mesmos entulhos retirados da cavidade tentou fazer a recomposição do buraco. Ele intitulou esse primeiro e-mail de “Como surgem as ruas esburacadas”.

Acompanhe:
“Bom dia, senhores da Sabesp e da Prefeitura Municipal de Bragança Paulista!
Sou morador da Rua Senador Roberto Simonsen, 1511, do município de Bragança Paulista e, como cidadão, consegui, apoiado por vizinhos, a base de muita reclamação na Prefeitura, a guia de calçada e o asfalto no trecho de minha casa que chega até a Fundação Casa.
Foram inúmeros e-mails, reuniões, telefonemas até que nosso atual prefeito, em seu primeiro mandato, conseguiu realizar a obra de asfalto, esgoto (em conjunto com a Sabesp) e iluminação pública.
Nossa vizinhança, formada por cinco casas, dois barracões industriais e um misto (comercial e residencial), se organizou e conseguimos inclusive construir todas as calçadas em conjunto, contratando, adquirindo os materiais e executando o trabalho de uma única vez.
Transformamos um beco escuro, com esgoto a céu aberto e sem calçamento, em um espaço de convivência digno para nossas famílias.
Para minha surpresa, no dia 20 de setembro, encontro o que deve ser a rotina do trabalho da nossa concessionária de água e esgoto: um belo de um buraco feito exatamente onde se encontra o poço de visita do esgoto.
Tudo bem demarcado com spray e com o mesmo entulho retirado foi feita a tentativa de recomposição, o que sabemos que é impossível, pois o asfalto não permite este tipo de operação.
Resta recompor com asfalto novo o buraco e, na próxima necessidade de acesso ao poço, quebra-se novamente ou faz-se o trabalho correto de levantamento do pescoço do poço e assentamento da tampa nivelada ao pavimento. Sendo que a segunda opção já deveria ter sido executada com o asfalto na ocasião de sua construção, pois a rede de esgoto já estava construída.
Seguem fotos do local com o buraco que, com a chuva, a água removeu o entulho. A rua que era perfeita, agora já tem um belo buraco para padronizar com o que temos no resto da cidade.
Peço que verifiquem quem fez o buraco e recomponham de forma correta a minha rua e de minha vizinhança, pois assim surgem as ruas esburacadas.”
O segundo e-mail do leitor fala de buracos que foram feitos pela Sabesp nas calçadas da Rua Santa Cruz.
Veja:

“Bom dia, senhores da Sabesp e da Prefeitura de Bragança Paulista.
Sou morador do Parque Brasil e como não temos nenhum parque municipal e/ou espaço adequado para caminhada, utilizo as ruas do bairro para fazê-lo.
Na sexta feira, caminhando pela Rua Santa Cruz, entre os números 500 e 800, percebi que a nossa concessionária de água e esgoto, a Sabesp, havia passado por ali fazendo “melhorias”.
Todas as residências neste trecho sofreram intervenção na entrada de água, na calçada, e em nenhuma das casas a recomposição foi feita. São aproximadamente 20 casas e 20 buracos.
Eu, como usuário em trânsito, fiquei incomodado com o risco de tropeçar e cair em um dos buracos deixados. Imagino os moradores do trecho que, além de conviverem com o buraco, têm ainda de levar para dentro de casa a sujeira deixada pela nossa digníssima concessionária Sabesp.
Anexo fotos do local e gostaria de receber feedback sobre quando será recomposto o calçamento dos moradores da Rua Santa Cruz, entre os números 500 e 800.
Considero tal situação um descaso da Sabesp com os moradores da Rua Santa Cruz.
Att.
Eng. Anderson Costa
Engenheiro Eletricista”.
0 Comentários