Já estão abertas as inscrições para a edição do Câmara Mirim de 2012, que acontece no dia 18 de outubro. O programa, promovido pelo Plenarinho, simula uma sessão de votação da Câmara dos Deputados, onde 400 crianças desempenham o trabalho de um deputado no plenário: discursam na tribuna, apresentam relatórios e votam três projetos de lei previamente selecionados.
Podem participar crianças do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Para se inscrever individualmente, o aluno precisa enviar uma proposta de projeto de lei pelos Correios até o dia 31 de agosto ou por e-mail até 7 de setembro.
Uma equipe de consultores legislativos da Câmara vai analisar os projetos e escolher os três melhores, cujos autores irão a Brasília, convidados pela Câmara, para defender suas propostas.
As escolas também podem participar do programa. Os professores de todo o país podem inscrever suas escolas para participar de um sorteio, que será realizado no dia 10 de setembro. Serão escolhidas seis escolas e cada uma poderá levar até 35 alunos, os quais participarão do debate e da votação dos projetos escolhidos. As escolas sorteadas são responsáveis por suas próprias despesas e devem se organizar para trazer os alunos.
Outra forma de participação é por meio das câmaras mirins municipais e estaduais, que podem inscrever seus deputados estaduais e vereadores mirins. O sorteio também será no dia 10 de setembro e as casas legislativas escolhidas devem custear as despesas do envio das crianças.
É uma forma de incentivar a cidadania e proporcionar conhecimento às crianças sobre o funcionamento da Câmara dos Deputados.
Outras informações sobre o programa estão no portal: http://www.plenarinho.gov.br/camaramirim.
0 Comentários