Na tarde da última quarta-feira, 20, no palácio Santo Agostinho, foi entregue o auxílio aos atletas de Bragança Paulista aprovados no Bolsa Atleta.
Foram habilitados para receber o auxílio 23 atletas das modalidades de Atletismo, Atletismo Pessoa com Deficiência (PCD), Basquete, BMX Bike, Ginástica Artística, Jiu-jítsu, Judô e Vôlei.
O valor total do incentivo é de R$ 3 mil, sendo divididos em duas parcelas de R$ 1.500,00, correspondente ao valor de três meses. O próximo cheque será entregue em novembro.
O bolsa atleta é um programa do Governo Federal que propicia patrocínio individual de atletas, permitindo assim com que eles se dediquem exclusivamente aos treinamentos e estudos, ao invés de ter uma rotina pesada dividindo trabalho, estudo e treinamento.
A ajuda de custo permitirá também que os atletas economizem nos gastos com equipamentos, transporte, alimentação, entre outros.
Representando todos os atletas, o maratonista Jovadir Júnior Acedo, que em 2013 foi o melhor sul-americano na Maratona Internacional de Buenos Aires, ficando com a quarta colocação, e o melhor brasileiro na Maratona Internacional de Nova York, chegando na 18ª posição, recebeu o primeiro cheque do incentivo.
Como critérios de seleção, os atletas tinham que comprovar pleno exercício da atividade pela entidade esportiva do município, federação e participação em competições oficiais nos âmbitos federal, estadual ou municipal, pelos Jogos Regionais ou Jogos Abertos organizados pela Secretaria Estadual de Esporte, que competiram e representaram o município no ano anterior a aquele em que estava pleiteando a bolsa e conclusão do Ensino Médio ou matrícula em alguma instituição de ensino público ou privado.
Outra beneficiada do programa foi a atleta de Atletismo PCD Maria Aparecida de Souza da Silva, que é deficiente visual desde os quatro anos de idade e hoje, com 40, já conquistou 20 medalhas pelo Circuito Loterias Caixa, Jogos Regionais, Jogos Abertos e Campeonato Paulista de Atletismo.
0 Comentários