Dia 29, ocorreu na Câmara Municipal uma palestra com o Dr. Gualter Santana Pedrini que abordou o tema “Bragança Sem Fumo”. Relacionado ao assunto gostaria de comentar, com embasamento em um texto de Mário Albanese que tem tudo a ver com o tema.
Em São Paulo, a decisão judicial do TJ utilizou a máscara da hipocrisia ao desprezar a inversão do ônus da prova, obrigação das rés Souza Cruz e Philip Morris. Com essa atitude, deu uma rasteira na saúde pública do país. A decisão revela um poder descolado da realidade e que se curva diante dos privilégios do poderio econômico.
O mundo “fumarento” sempre foi contestado com argumentos lúcidos e provas. Há mais de meio século sabe-se que nicotina vicia mais do que qualquer outro tipo de droga. Além do mais, os documentos secretos das tabaqueiras tornados públicos a partir de 1994, representam uma confissão assumida e pública de que o negócio das tabaqueiras, legalizado ou não, tem como objetivo viciar crianças e adolescentes. A exposição promovida no INCOR (Instituto do Coração de São Paulo) não deixa a menor dúvida. Fotos de artistas e de personagens da televisão e cinema fazendo propaganda de cigarros e até mesmo dizendo que tem cigarro que seu médico recomenda!
Estamos no século XXI, e tem magistrado que, ainda, acredita que os quadrinhos infantis inseridos nos anúncios tabagistas eram feitos sem maldade. A propaganda do cigarro sempre foi abusiva e enganosa. Quando estiverem em São Paulo, visitem a exposição do INCOR, a entrada é franca (Av. Dr. Eneas de Carvalho Aguiar, 44, no Jardim Paulista) e comprovem essas propagandas e como a “Indústria do Fumo” enganou as pessoas. Acho importante reproduzir o depoimento do médico oncologista Dráuzio Varella:
“Em trinta anos de profissão, assisti as mais humilhantes demonstrações do domínio que a nicotina exerce sobre o fumante. O doente tem um infarto do miocárdio, passa três dias na UTI entre a vida e a morte e não para de fumar, mesmo que as pessoas mais queridas implorem! Sofre um derrame cerebral, sai pela rua de bengala arrastando a perna paralisada, mas com o cigarro na boca. Na vizinhança do Hospital do Câncer, cansei de ver doentes que perderam a laringe por câncer, levantar a toalhinha que cobre o orifício respiratório aberto no pescoço, para aspirar e soltar fumaça por ali. Existe uma doença, exclusiva de fumantes, chamada tromboangeíte obliteranre, que bloqueia as artérias das extremidades e provoca necrose dos tecidos. O fumante perde os dedos do pé, a perna, o pé, uma coxa, depois a outra, e fica ali na cama, aquele toco de gente, pedindo um cigarrinho pelo amor de Deus”.
Bem, para quem sabe ler, um pingo é letra... Fumar é uma droga! Continuar fumando são duas!
Baseado no texto de Mário Albanese.
Falando em Eleição – Prostituição – Meu amigo Sadan em sua coluna no BJD disse ter se “prostituído” e também virou pré-candidato a prefeito. Como assim?! Será que é por que apareceram alguns pré-candidatos vendidos e aproveitadores achando que eleição é uma zona (eleitoral) ?
Falando Nisso – Eu, como já disse semana passada, também sou um dos pré-candidatos, pelo grupo político a que pertenço há mais de 20 anos e estou orgulhoso em poder estar entre os “prefeituráveis” desse grupo.
Falando em Campanha – E a bagunça começou... Nessa semana, o ex-presidente Lula começou “bem” a campanha do PT para prefeitura de São Paulo... Só faltou falar o número do seu candidato Haddad no programa do Ratinho, no qual foi convidado para uma entrevista, mas acabou levando-o a tiracolo. Foi uma “zorra total” e, com certeza, o PT irá “com prazer” fazer-lhes pagar uma “pequena” multa. Foi dada a largada!
Falando em Zorra – E a Câmara Municipal, hein?! Na última sessão, além de uma moçada que estava lá em defesa da ONG Viva Vila, encontrava-se também a galera do MOB (Movimento Outra Bragança) que armou o maior “fuzuê” no local fazendo, inclusive, um churrasco em frente à Câmara.
Falando em Churrasco – O legal da democracia é isso, o direito de reivindicar direitos, porém, de uma forma “direita”. Exageros à parte, nada justifica atrapalhar o trabalho alheio, parar o trânsito, tirar vaga reservada aos deficientes etc... Não tratem a “casa do povo” como quintal! Mesmo que os recebam pelas portas dos fundos.
Falando Nisso – Quero deixar claro que nada tenho contra o MOB, pelo contrário, e muito menos contra as suas reivindicações. Acredito que falar é bom, reivindicar também, mas ambos são desagradáveis quando levados ao exagero...
Falando em Manifestação – Já a pessoa que usou da tribuna livre para defender a ONG Viva Vila se perdeu totalmente em querer misturar as coisas, quando disse que os vereadores estavam errados e eram eles, sim, que estavam condenados a devolver dinheiro aos cofres municipais. Hummmm?!
Falando Nisso – Uma coisa nada tem a ver com a outra... Se você quer os acertos, esteja preparado para os erros...
Falando em Desafio – Bragança participou do Dia do Desafio. Deve ter ido bem, pois até hoje tem vencido cada desafio de dar inveja a qualquer prova. Se é que vocês me entendem!
Falando Nisso – Desafio maior será de alguns pré-candidatos aqui em Bragança que para vencer terão que rebolar muuuuuuito!
Falando em Sucesso – Agora meu sobrinho e afilhado Diogo Centini está fazendo sucesso como cheff de cozinha no Biocentro Guimbé, em Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia! Aí, sim, hein?! Diogão, como é conhecido em Bragança, vem crescendo a cada dia em seu trabalho na Bolívia e, tenho certeza, que daqui a pouco estará cozinhando pelo mundo afora, inclusive, em Bragança City.
Falando em Samba – A Dragão Imperial tem recebido toda sexta-feira uma roda de samba muito animada com a galera do “Panela Imperial”, que canta muito samba raiz de boa qualidade. O evento acontece todas as sextas-feiras na nova quadra da Dragão Imperial, que atualmente improvisa o local até que esteja pronto para grandes eventos.
É OURO! – Revista Verdade – Essa revista, mesmo mensal, tem se mostrado bastante atualizada trazendo tudo o que acontece em Bragança e região, principalmente, em fatos políticos que movimentam os bastidores da campanha eleitoral. Salvo algumas “tendências” a revista tem demonstrado estar focada na política de Bragança e, para isso, o Sonsin (dono) tem conhecimento de sobra. Parabéns!
É LATA – Trânsito x Asfalto – Bem, de repente, podem estar achando que sou chato pra caramba! Vivo reclamando dos buracos em nossas ruas e agora que estão recapeando algumas eu estou aqui reclamando! Oras bolas, o problema é que acharam de realizar essas obras na Av. Antônio Pires Pimentel em plena luz do dia e em hora de rush! Imaginem como ficou nosso trânsito que ja está uma beleza! Solução? Claro! Obras de recapeamento em avenidas de grande tráfego têm de ser realizadas à noite. Pronto!
Frase – “O amor não é aquilo que te faz perder o foco. O nome disso é miopia.”
Reflexão da semana - “Ultimamente não estão mais jogando lixos na lixeira... Estão convertendo em funk.”
Piada – Então o Juninho estava cambaleando pela rua, dá de cara com o Tiagão querendo dar lição de moral e diz a ele:
— Juninho, você sabia que o Brasil é o segundo país do mundo em consumo de álcool?
— Isso é culpa dos evangélicos! — disse Juninho
— Como dos Evangélicos ? Eles nem bebem álcool! — disse Tiagão indignado.
— Pois é… (hic) Se eles bebessem um pouquinho nós estávamos era em primeiro!
Até a semana que vem !
0 Comentários