Votação do projeto da Planta Genérica de Valores de imóveis é adiada na Câmara

Além disso, vereador afirmou que há 7.474 exames de ultrassom na lista de espera no município

 

A sessão da Câmara Municipal de Bragança Paulista, realizada na terça-feira, 19, começou por volta de 16h15, com o respeito a um minuto de silêncio em razão da morte do candidato à presidência da República pelo PSB, Eduardo Henrique Accioly Campos, ocorrida no último dia 13, quarta-feira.

Após o momento, dois vereadores fizeram pedidos de informações. Marcus Valle solicitou dados sobre o processo de desassoreamento do Lago do Taboão e Paulo Mário Arruda de Vasconcellos solicitou informação referente ao número de assistentes sociais concursados que fazem parte do quadro de funcionários da Prefeitura.

Depois da explanação da representante do movimento que pede a reabertura do Bom Jesus, Maria Bueno da Silva, foi solicitada a inversão da pauta para a Ordem do Dia. A Moção nº 19/2014, proposta pelas vereadoras Fabiana Alessandri e Rita Valle, que requer estudos visando a incluir nos próximos projetos de lei de diretrizes orçamentárias o detalhamento das obras e programas, verbas destinadas a emendas parlamentares e ao Orçamento Participativo foi o primeiro item a ser votado.

As autoras da moção comentaram a proposta. Para Rita Valle, falta maior detalhamento sobre as obras e emendas e, segundo Fabiana Alessandri, é necessária a transparência da Administração Municipal.

A moção foi aprovada por unanimidade.

 

VOTAÇÕES ADIADAS

 

Estava prevista a votação de mais dois projetos na pauta, porém, foi solicitado o adiamento. O Projeto de Lei nº 19/2014, do prefeito Fernão Dias da Silva Leme, que dispõe sobre a Planta Genérica de Valores dos imóveis localizados no município, teve o adiamento aprovado por unanimidade. A previsão é que a votação aconteça no dia 9 de setembro.

Para o vereador Paulo Mário, o prazo ainda é insuficiente. Ele acredita que seria necessário maior tempo para a análise dos vereadores. Em sua manifestação, o vereador Juzemildo Albino da Silva aproveitou para dizer que haverá uma audiência pública na segunda-feira, 25, sobre a Planta Genérica. Segundo ele, outro assunto dessa audiência pública será o Código Tributário, cujo projeto também está em tramitação pela Câmara.

O Projeto de Lei Complementar nº 17/2014 do prefeito Fernão Dias da Silva Leme, que dispõe sobre revogação da Lei Complementar nº 720 de 2 de dezembro de 2011, que autorizou a doação de terreno à indústria (LOP – Indústria e Comércio de Roupas Ltda.) também recebeu o pedido de adiamento, que foi aprovado por unanimidade.

Sobre a proposta, Juzemildo Albino da Silva informou aos presentes que o assunto será debatido na próxima sessão da Comissão de Finanças da Câmara, marcada para a próxima terça-feira, 26.

 

SAÚDE VOLTA A SER ABORDADA: 7.474 PEDIDOS DE EXAMES DE ULTRASSOM ESTÃO PARADOS

 

A Saúde voltou a ser abordada pelos vereadores. José Gabriel Cintra Gonçalves apresentou dados atualizados sobre a demora nos exames de ultrassom. De acordo com ele, até o dia 11 de agosto, 7.474 pedidos de exames estavam na lista de espera. “Isso é um desrespeito. Tremenda falta de consideração com a população”, disse.

Paulo Mário afirmou ter recebido informações de que a demora na espera por ambulâncias continua. Desta vez, o tempo aguardado por um paciente havia ultrapassado seis horas. Ele também disse que existem cobranças da população sobre a realização dos exames.

Gislene Cristiane Bueno expôs sua opinião sobre o trabalho executado pela secretária de Saúde, Estela Gianesella: “Está faltando colocar a mão na massa. Não é brincadeira. Trata-se de vidas. Nós não temos culpa da ineficiência e da falta de capacidade dessa senhora. Ela tem que se investir do cargo”.

O vereador Natanael Ananias iniciou sua fala trazendo à tona os problemas causados pela incidência de pombos no Centro Integrado de Atendimento à Criança (Caic). Ele ressaltou que esses animais podem trazer doenças.

Natanael também relatou sobre o problema de esgoto a céu aberto na Rua Francisco Martins Ferreira, no Julieta Cristina. Segundo ele, já foram feitos requerimentos à Sabesp e à Secretária Municipal de Serviços para a resolução do assunto.

O vereador ainda pediu informações sobre a localização de uma máquina de endoscopia, que teria sido adquirida na época da administração do ex-prefeito João Afonso Sólis, o Jango.

A vereadora Fabiana Alessandri exibiu um vídeo em que um morador reclama sobre a modificação do trevo do km 26 da Rodovia Fernão Dias. No local, pessoas seguem pela contramão, o que pode provocar acidentes. Ela pediu remodelação do trevo por conta da falta de segurança e afirmou ter sido encaminhado ofício para a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), solicitando autorização para que a Autopista Fernão Dias realize o serviço.

Fabiana também comentou sobre uma reunião realizada com representantes do comércio de Bragança Paulista sobre o projeto da terceirização da zona azul. De acordo com a vereadora,  foram discutidas a diminuição do tempo de concessão para dois anos, renováveis por mais dois, menor requalificação do centro da cidade e regulação da tarifa por decreto.

Marcus Valle falou sobre os caminhões que trafegam pela região central. Para ele, os horários em que os veículos transitam deveriam ser disciplinados ou o processo de pesagem da tonelagem poderia ser utilizado.

Juzemildo Albino da Silva cumprimentou a Secretaria de Cultura pela realização do Festival de Inverno e parabenizou a inauguração do Centro POP, local de referência especializado para a população em situação de rua. O vereador ressaltou que a intenção é construir na cidade uma Casa da Mulher Vítima de Violência.

Ele também abordou a distribuição de senhas para os moradores que precisam pegar remédios no posto de saúde da Vila Aparecida. Segundo o vereador, isso está ocorrendo por conta da implantação de um modelo de informatização, em que é necessária a realização de um cadastro.

Gislene Bueno parabenizou a Associação Faros D’Ajuda pela abertura da Clínica Veterinária Beneficente, que realiza atendimentos a preços acessíveis.

Rita Valle aproveitou para falar sobre a 1ª Jornada de Vigilância Sanitária para estabelecimentos de alimentos, marcada para o próximo dia 26, terça-feira, das 8h às 17h, no Complexo Integrado de Segurança, Emergência e Mobilidade (Cisem).

Após as manifestações, o vereador Benedito Aparecido de Carvalho apresentou um documentário sobre a existência de mato em um terreno baldio e na calçada desse terreno, que está localizado na Alameda Quinze de Dezembro, no Júlio Mesquita. Segundo ele, a situação encontra-se dessa maneira há 10 anos.

A sessão foi encerrada às 18h25.

Você pode compartilhar essa notícia!

0 Comentários

Deixe um comentário


CAPTCHA Image
Reload Image