Secretária de Saúde acata convite da vereadora Fabiana Alessandri e vai à Mãe dos Homens conversar com moradores

Conhecer “in loco” as dificuldades do bairro e fazer com que a comunidade sinta mais de perto a presença do Poder Público. Com essa intenção, na quarta-feira, 26, a secretária municipal de Saúde Grazielle Cristina dos Santos Bertolini, a convite da vereadora Fabiana Alessandri, foi até o posto de saúde Mãe dos Homens conversar com os moradores. O dentista Rogério Simões e a enfermeira responsável pela unidade Thaís Torrialli também participaram da reunião.

O posto que atende  os bairros Mãe dos Homens, Atibaianos, Caminhos de Tuiuti, Usina, Sete Barras, Arantes e Modestos tem como principal demanda a demora para marcação de consultas, exames e retorno. Segundo os moradores, os exames acabam perdendo a validade sem que as consultas de retorno, com especialistas, sejam marcadas. Uma das senhoras presentes na reunião, relatou que fez um papanicolau, em fevereiro, e até aquele momento não havia sido reavaliada pelo ginecologista. 

Outras queixas apresentadas foram: a falta de medicamentos, defeitos constantes no equipamento odontológico, dificuldade de se obter consulta na especialidade e vagas para os atendimentos de fisioterapia.

A comunidade ainda sugeriu a alteração de alguns procedimentos da unidade, como a obrigatoriedade de ir ao posto para marcar consultas. A proposta é de que se permita a possibilidade do agendamento por telefone.  Medida que também poderia ser adotada para contato com o paciente, em caso de cancelamento de consultas.

Os moradores ainda pediram tratamento igualitário a todos os usuários da unidade e os funcionários solicitaram permissão para flexibilização dos horários de saída, a fim de coincidir com o do ônibus.

Atenciosa, a secretária ouviu e anotou as reivindicações e assumiu o compromisso de, após análise detalhada, dar retorno a todas as solicitações.

 De imediato, autorizou o agendamento de consultas por telefone, em forma de teste por um mês. Ela ainda se comprometeu a fazer a troca do equipamento odontológico, deferiu as alterações nos horários dos funcionários e assegurou que fará reunião com os profissionais, visando a um atendimento mais humanitário.  

Grazielle Bertolini explicou que dos itens de medicação em falta, cinco são de responsabilidade do município e a previsão é de que estejam disponíveis em 40 dias, após conclusão de processo licitatório. Falou que já existe um projeto de ampliação do posto, porém aguarda recursos orçamentários para início.

Esclareceu os motivos de atrasos dos encaminhamentos, salientando que alguns dependem da secretaria e outros da Direção Regional de Saúde (DIR XII – Campinas).

A vereadora Fabiana Alessandri avaliou a reunião como positiva e cumprimentou a secretária pela disponibilidade e sensibilidade de ir ao bairro conversar com os moradores. “Fiquei feliz por ela acatar nossa sugestão. É um exemplo a ser seguido, uma demonstração de vontade e de se querer fazer o melhor para a comunidade”, ressaltou.  “Este foi um primeiro passo de um trabalho, que caminharei junto e estarei atenta à solução dos problemas apontados”, finalizou.

Você pode compartilhar essa notícia!

0 Comentários

Deixe um comentário


CAPTCHA Image
Reload Image