O Programa Ação Cultural (ProAc), instituído pela Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo com o objetivo de patrocinar a renovação, o intercâmbio, a divulgação e a produção artística e cultural, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, trazem a Bragança Paulista uma apresentação da dupla Ricardo Vignini e Zé Helder, donos de grande talento e criatividade musical.
Em 2007, eles realizaram uma adaptação de clássicos de rock para a viola caipira com a finalidade de mostrar a potencialidade dos instrumentos para seus alunos, atividade que também se tornou uma viagem divertida aos tempos da adolescência, quando tinham essas músicas como trilha sonora.
Em 2011, Ricardo Vignini e Zé Helder gravaram o CD “Moda de Rock & Viola Extrema”, um sucesso de mídia em diversas regiões do Brasil e nos Estados Unidos. Transformando “In the Flesh”, do Pink Floyd, em uma singela valsinha, enquanto “Aces High”, do Iron Maiden, e “Master of Puppets”, do Metallica, ganham uma “levada” de pagode de viola.
Além dessas, o CD conta com faixas de Led Zeppelin, Beatles, Jimi Hendrix, Sepultura, Nirvana, Jethro Tull e Ozzy Osbourne executadas apenas com duas violas de forma instrumental. A faixa Aqualung, do Jethro Tull, contou com a participação do também violeiro Renato Caetano e Kaiowas, do Sepultura, com o palmeado e sapateado de catira de Edson Fontes, dos grupos Os Favoritos da Catira e Matuto Moderno.
Os músicos lecionam viola caipira e guitarra há 18 anos, tocando e gravando com grandes nomes da música brasileira, como: Ivan Vilela, Renato Teixeira e Almir Sater. A dupla também foi convidada a participar de programas de televisão como Vitrini, na TV Cultura, Todo Seu, na TV Gazeta, e o Programa do Jô, na Rede Globo.
Os moradores da cidade e região terão a oportunidade de prestigiar o trabalho desses artistas no dia 27 de abril, próxima sexta-feira, às 21h, no palco da Casa de Cultura.
A entrada é franca, mas haverá distribuição de ingressos a partir de quarta-feira, 25, na Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Divisão de Turismo (Casinha do Lago), Museu do Telefone e Biblioteca Municipal. Informações podem ser obtidas pelos telefones: (11) 4033-3337 e 4032-1247.
0 Comentários