A Divisão de Imprensa da Prefeitura comunicou que quatro escolas da rede municipal, do Ensino Fundamental I, estão participando das Olimpíadas de Reciclagem Esquadrão Verde Tang, que acontecem de abril a agosto deste ano.
As unidades participantes são: a E.M. Professora Dinorah Ramos; a E.M. Professor Carlos Frederico dos Santos Silva; a E.M. Professor Joaquim Theodoro da Silva; e a E.M. Cel. Ladislau Leme.
Essas escolas foram sorteadas, pois havia mais interessadas inscritas para participar.
As olimpíadas acontecem em três cidades do Brasil. Além de Bragança, participam os municípios de Votorantim-SP e São José dos Pinhais-PR.
A ação tem como pilares o ambiente escolar, plataforma digital, engajamento infantil e diversão com o objetivo de construir quadras poliesportivas feitas com os materiais recicláveis que serão recolhidos pelas crianças.
A ideia é, em clima de jogos olímpicos, usar o tema esporte para trazer à tona a combinação de engajamento infantil e cuidado com as questões ambientais, com o apadrinhamento de esportistas consagrados. O padrinho das escolas de Bragança é o tenista e medalhista olímpico Fernando Meligeni. Apadrinha a cidade de Votorantim a rainha do basquete, Hortência, e o famoso maratonista Wanderlei Cordeiro de Lima, conhecido pelo poder de superação, será o padrinho de São José dos Pinhais.
Os padrinhos estarão presentes nos dias do evento olímpico final em cada cidade, que devem ocorrer entre agosto e setembro deste ano.
Fazendo coletas seletivas de material para reciclagem e participando de jogos, as crianças conquistarão pontuações para suas comunidades.
O objetivo das Olimpíadas de Reciclagem é fortalecer a posição das crianças como agentes transformadores da sociedade, já que entre as conquistas da ação estará a reforma de quadras públicas para a comunidade, confeccionadas, sobretudo, com o mesmo tipo de material recolhido pelas crianças durante as Olimpíadas. Isso quer dizer que embalagens laminadas, papel, plástico e papelão serão usados nas obras. Por exemplo, haverá piso produzido a partir de papel reciclado, assento para arquibancada a partir de embalagens laminadas, paineis feitos de garrafa pet e tabelas de basquete feitas de plásticos.
Após o período de coletas, haverá uma grande competição final em cada cidade, onde times de cada escola se enfrentarão em atividades específicas – voleibol, basquete, futebol, entre outras modalidades – para consagrar uma escola vencedora. A instituição que obtiver maior pontuação por cidade irá receber R$ 20 mil para melhorias internas e todas as escolas participantes vão ganhar livros paradidáticos para a biblioteca.
Além das 12 escolas selecionadas, sendo quatro instituições de ensino em cada uma das três cidades, crianças de todo o país serão convidadas a participar da ação ajudando uma das comunidades. Para isso, bastará entrar no site do Esquadrão Verde Tang (www.esquadraoverdetang.com.br), escolher uma cidade e participar das atividades especiais de um Circuito Olímpico virtual. A cada mês, será lançado um esporte novo no Circuito, como uma nova fase. Conforme as crianças forem pontuando nessas fases, elas vão liberando itens adicionais, como bancos e mesas recreativas e bicletário, para a quadra da comunidade para a qual torcem.
0 Comentários