No dia 1º de dezembro, foi celebrado o Dia Mundial de Luta contra a Aids, que foi lembrado na Câmara Municipal de Bragança Paulista por meio da participação de Aírton Elias Paes, representante da Rede Nacional de Pessoas Vivendo com HIV e Aids (RNP+ Brasil).
Aírton apresentou um vídeo sobre a campanha elaborada pelo Ministério da Saúde neste ano e se posicionou contra o Projeto de Lei 198/2015, que, segundo ele, pretende tornar crime a transmissão do HIV. Se for aprovada, a proposta poderá fazer com que portadores do vírus se isolem e deixem de buscar atendimento médico, o que também poderá reduzir o número de diagnósticos da doença.
No Dia Mundial de Luta contra a Aids, Aírton considerou que nada se havia para comemorar, pois grande parte das mortes por HIV ocorrem devido ao diagnóstico tardio e pela demora entre o diagnóstico e a primeira consulta.
O representante da RNP+ também mencionou que não concorda que os portadores de Aids recebam atendimento na atenção primária e pediu apoio dos vereadores para a criação da Frente Parlamentar Mista na cidade.
O vereador Jorge Luís Martin, que apresentou Aírton, observou que o trabalho feito na cidade pela equipe do Programa DST/Aids é muito bom. Apesar disso, o vereador acredita que é preciso investir mais na prevenção.
Para saber mais sobre o trabalho da RNP+, acesse: www.rnpvha.org.br.
0 Comentários