A dica de hoje é este sorvete que fica muito saboroso, não usa gordura vegetal e nem emulsificante, rende bem e se gasta pouco para produzir.
Você só precisa ter em mãos um envelope de gelatina em pó no sabor de sua preferência e uma lata (ou embalagem) de leite condensado. Somente esses dois ingredientes resultam numa bela sobremesa especial e geladinha para este período de Carnaval.
.jpg)
Então, já se programe e prepare cada dia um sabor, e terá todos os dias um sorvete diferente para refrescar os dias de folia sem gastar muito.
Começamos este sorvete pela manhã e terminamos à tarde para saborear no final do dia. Ou se prepara à noite, na manhã seguinte se finaliza e deixa gelar para servir após o almoço.
Portanto, você necessita de, ao menos, 12 horas para ter seu sorvete prontinho para degustar com sua calda preferida, com fruta ou acompanhando um brownie.
Ingredientes:
- 1 envelope ou caixa de gelatina em pó no sabor de sua preferência (usei morango)
- 250 ml de água quente
- 250 ml de água fria
- 1 lata ou caixa (395g) de leite condensado
Preparo:
No copo do liquidificador, coloque a água quente e o pó da gelatina e bata em velocidade baixa/média, até que ela fique totalmente dissolvida (cerca de 1 minuto ou pouco mais). Desligue e junte a água fria e bata por mais 30 segundos.
.jpg)
Vá juntando o leite condensado e continue a bater até formar um creme mais encorpado. Quando estiver bem misturado, passe para um recipiente com tampa e leve ao freezer para gelar por seis horas.
Após seis horas:
Retire o creme congelado do freezer e coloque num bool grande da batedeira e, na velocidade baixa até a máxima, vá batendo até o creme ficar aerado e praticamente triplicar de volume.
Esse processo leva cerca de 7 a 8 minutos, depende da sua batedeira.
O ponto ideal é perceber a cremosidade do sorvete, que fica com a aparência de um glacê.
.jpg)
Passe para potes com tampa (usei um vazio de sorvete mesmo e outro de margarina) e leve gelar por cerca de 6 horas. Está pronto!
.jpg)
Sugestões:
Antes de levar para congelar, depois de batido na batedeira, você pode juntar na massa do sorvete raspas de chocolate, ovomaltine ou chocolate granulado e misturar com uma colher delicadamente (mas aí já é acréscimo de ingrediente, só para sofisticar mesmo).
Até nosso próximo encontro!
Para sugestões, críticas e temas para as próximas colunas, escreva para: miocz@yahoo.com.br.
Maria Inês de Oliveira Chiarion Zecchini é professora de Educação Infantil nesta cidade e autora do livro “Redescobrindo – receitas da cozinha bragantina”. Faz parte da Associação dos Escritores de Bragança Paulista (Ases), foi membro fundadora da Academia Bragantina de Letras (ABL) de 2005 a 2008, e colunista do jornal Cidade de Bragança de 2005 até 2011
0 Comentários