Com o tema “Fraternidade e Fome”, a Diocese de Bragança Paulista realizou, na última quarta-feira, 15, o lançamento da Campanha da Fraternidade 2023. O evento teve início às 19h30 no Santuário de Schoenstatt, em Atibaia, e contou com a participação de autoridades diocesanas, entre membros do clero e da comunidade católica.
A Campanha da Fraternidade é realizada anualmente pela Igreja no Brasil durante o Tempo da Quaresma, que tem início na quarta-feira de cinzas, neste ano, no próximo dia 22. A mobilização tem o objetivo de lançar luz sobre temas ligados à transformação social. Em 2023, a campanha vai tratar da questão da fome como um confronto direto à dignidade da pessoa humana.
Na ocasião, debateram o tema o coordenador de pastoral, Pe. Alexandre Nascimento, o Pe. Dr. Antônio Frizzo, da Diocese de Guarulhos, bem como o assessor diocesano para as Pastorais Sociais, Pe. Juzemildo Albino da Silva. Após as considerações, o espaço foi aberto para perguntas dos presentes.
Ainda no dia 2 de fevereiro, o bispo diocesano, Dom Sérgio Aparecido Colombo, publicou um artigo sobre o tema da Campanha da Fraternidade deste ano. O chefe da Diocese levou em consideração o lema “Dai-lhes vós mesmos de comer!” (Mt 14,16) e discorreu sobre a fome como um problema estrutural.
“Em nosso país, a fome é estrutural, escandalosa, criminosa, causadora de muitas doenças. A política alimentar não é suficientemente valorizada. A prioridade não é combater as raízes da fome, mas auferir lucros, como lemos no Texto Base da CF, nº56. O que não dá lucro não serve para o sistema. A questão não é o lucro em si, mas como se chega a ele e o modo como é repartido. À questão da fome juntam-se a sede, a moradia, o trabalho digno, a vigilância sanitária, a educação, o cuidado com a casa comum, o consumo responsável...”, enfatizou o bispo diocesano.
0 Comentários