news-details
Redescobrindo

Geladinho de limão

Primavera é tempo de sobremesas coloridas e refrescantes, em especial, este mês de outubro, com várias datas especiais.

Depois de várias semanas trazendo receitas salgadas nesta coluna, o Geladinho de limão é uma opção doce de preparo simples, que prefiro fazer de véspera para que fique na consistência perfeita para desenformar. E, depois de pronto, fica com uma cor maravilhosa e é muito saboroso.

Sucesso garantido para aqueles que preferem uma sobremesa leve e não muito doce, saindo da mesmice da gelatina de morango (que acaba sendo a queridinha da maioria das famílias), o Geladinho de limão já é aqui em casa um dos doces que fazem parte do cardápio do almoço de Natal, pois sua cor já nos remete à data. 

Em dez minutos, você já estará com a sobremesa na geladeira, tendo somente que aguardar um mínimo de quatro horas (como já mencionei, prefiro preparar a noite para desenformar no dia seguinte) para saborear esta delícia.

- 2 caixas (ou envelopes) de gelatina sabor limão
- 3 copos (tipo requeijão) de água
- 1 lata de creme de leite (395 gramas) ou 2 caixinhas de 200 gramas
- 1 lata de leite condensado (395 gramas)
- Caldo de 2 limões médios

Dissolva o pó das duas gelatinas em 1 e 1/2 copo de água quente e 1 e 1/2 copo de água fria e já despeje o líquido no copo do liquidificador. 

Coloque em seguida os outros ingredientes.
Bata por um minuto, até ficar uma mistura homogênea.

Pegue uma fôrma de furo central, molhe e escorra o excesso de água, junte uma gota de óleo na mesma para untar toda extensão (fundo e laterais da fôrma)

Despeje todo o líquido batido na fôrma untada e leve gelar por pelo menos 4 a 5 horas (sugiro fazer de véspera) ou até que a gelatina tenha endurecido.

Descole o doce gelado com a ponta de uma faca e desenforme num prato.
Depois, mantenha em geladeira. 

 

Maria Inês de Oliveira Chiarion Zecchini é professora de Educação Infantil nesta cidade e autora do livro “Redescobrindo – receitas da cozinha bragantina”. Faz parte da Associação dos Escritores de Bragança Pau-lista (Ases), foi membro fundadora da Academia Bra-gantina de Letras (ABL) de 2005 a 2008, e colunista do jornal Cidade de Bragança de 2005 até 2011.

Até nosso próximo encontro

Para sugestões, críticas e temas para as 
próximas colunas,  escreva para: miocz@yahoo.com.br.
 

Você pode compartilhar essa notícia!

0 Comentários

Deixe um comentário


CAPTCHA Image
Reload Image