
Inicio nossa conversa agradecendo o retorno dos leitores e amigos que estão curtindo e nos contando dos sentimentos que nossas receitas têm despertado neles.
Uma das mais comentadas e que fez novamente grande sucesso foi o molho de pimentão do misto quente do colégio das madres. Muitas pessoas que leram nossa conversa introdutória do molho rememoraram com saudade a época de adolescência no colégio. E esta é a maior alegria que um escritor pode ter: saber que seus escritos tocaram o coração e revolveram fatos guardadinhos no baú da memória.
E nestes quase três meses da Redescobrindo neste jornal, tenho procurado trazer receitas novas, diferentes das mais de trezentas que já publiquei noutra oportunidade e o resultado é uma explosão de novos sabores na cozinha e na mesa de refeição aqui de casa, pois minha família é o grupo que degusta para aprovar ou não o resultado e ajudar a acertar algum ingrediente.
E, seguindo a linha dos alimentos menos calóricos e mais nutritivos, este bolo de chocolate é uma opção que certamente agradará o gosto infantil em especial, que tem certa dificuldade no consumo de vegetais pois, além dos ingredientes saudáveis (usei açúcar mascavo, chocolate em pó meio amargo 70% e iogurte natural), o que dá a textura úmida e delicada à massa é, creiam, abobrinha caipira ralada! Isso mesmo! Ficou curiosa(o)? então segue aqui e prepara o seu. Depois me conta.
Comece descascando a abobrinha e ralando tipo batata palha (1 média) e meça:
1 e 1/2 xícara (chá) da abobrinha. Reserve.
Misture os secos com colher e reserve:
1 xícara (chá) de farinha de trigo
1/2 xícara (chá) de chocolate em pó (usei o 70% meio amargo)
1 pitada de sal
1/2 colher (café) rasa de bicarbonato de sódio (não passe disso, senão altera o sabor do bolo)
1 colher (sobremesa) de fermento em pó
Noutra tigela, bata bem:
3 ovos inteiros e junte
1 xícara (chá) de açúcar mascavo e de novo bata bem e junte
1/2 xícara (chá) de óleo
1 copo de iogurte natural sem açúcar e continue batendo
Depois de bem misturado, junte a abobrinha ralada nessa massa líquida e misture bem.
Agora, agregue aos poucos os secos na massa até ficar uma massa homogênea.
Despeje numa assadeira untada com óleo e chocolate em pó.
Leve assar por 40 a 45 minutos. Desenforme depois de frio ou sirva na própria assadeira.
Maria Inês de Oliveira Chiarion Zecchini é professora de Educação Infantil nesta cidade e autora do livro “Re-descobrindo – receitas da cozinha bragantina”. Faz parte da Associação dos Escritores de Bragança Paulista (Ases), foi membro fundadora da Academia Bragantina de Letras (ABL) de 2005 a 2008, e colunista do jornal Cidade de Bragança de 2005 até 2011.
Até nosso próximo encontro
Para sugestões, críticas e temas para as próximas colunas, escreva para: miocz@yahoo.com.br.
0 Comentários