A emissora 105,9 FM, Rádio O Caminho, realizará, pela primeira vez em Bragança Paulista, um debate entre candidatos a prefeito nas Eleições 2012.
O Jornal Em Dia conversou, nessa segunda-feira, 6, com o gerente da emissora, Herik Bernardino, e com a diretora de jornalismo, Luci Miranda, que contaram como surgiu a iniciativa da proposta.
De acordo com eles, a intenção é mostrar que a Rádio O Caminho tem isenção política, não é ligada a nenhum grupo ou partido. “Desde o presidente até o diretor social, ninguém é filiado a partido algum. A maior motivação para fazer o debate é reforçar que a rádio é isenta, sem ligação com grupos políticos. Aqui todo mundo tem espaço”, explicaram.
Luci contou que todos os candidatos já confirmaram presença no debate, que está marcado para o dia 28 de setembro, das 9h às 11h55.
De acordo com Herik, há cerca de 20 dias, os candidatos foram oficiados e, no sábado, 4, representantes participaram de uma reunião, na emissora, para definir as regras.
Ficou definido, por exemplo, que haverá cinco blocos. Nos blocos 1, 3 e 4, as perguntas terão de seguir temas pré-determinados. Nos blocos 2 e 5, os temas serão de livre escolha.
Em cada bloco, será sorteado o candidato que iniciará perguntando. Ele poderá escolher quem responderá a questão. A pergunta deverá ser formulada em 30 segundos. A resposta poderá ser dada em um minuto e meio e a réplica e a tréplica poderão ter um minuto cada uma. Ao final, os participantes terão dois minutos cada um para fazer considerações finais.
Luci, que será a mediadora do debate, ressaltou que desde a escolha do dia dia até os temas que serão abordados, tudo foi escolhido de forma democrática, com a participação de todos os envolvidos.
Serão abordados, nos blocos de perguntas pré-determinadas, os assuntos: moradia, saúde, educação, emprego, segurança pública, mobilidade urbana, meio ambiente, gestão pública, cultura, juventude, esporte/lazer, zona rural, drogas, saneamento básico e promoção social.
Herik afirmou que espera contar com a maturidade dos candidatos para que não haja ofensas pessoais e que eles aproveitem a oportunidade para falar de suas propostas de governo. Porém, a Rádio O Caminho já contratou um advogado que acompanhará o debate. Se alguém se sentir ofendido, nos intervalos, o advogado vai analisar se cabe direito de resposta. Em caso positivo, o candidato ofendido iniciará o bloco seguinte dando a declaração que julgar necessária.
A emissora programou também, para a semana do dia 17 a 21 de setembro, entrevistas com os candidatos a vice-prefeito.
Herik e Luci disseram que haverá dois reprises do debate. No dia 29 de setembro, às 9h, e no dia 4 de outubro, às 15h. Além disso, os internautas poderão acompanhar a transmissão ao vivo pelo site: www.ocaminhofm.com.br.
“Esperamos contribuir para a democracia, porque quem ouvir vai poder escutar do candidato de fato as propostas, não vai ser o marqueteiro falando, é o próprio candidato”, declararam o gerente e a diretora de jornalismo, enfatizando que se caso alguém faltar, não poderá enviar representante.
O debate será feito na sede da Rádio O Caminho, que fica na Rua do Rosário. A transmissão será ao vivo, sem edição, e tudo será filmado.
0 Comentários