Reiniciando o ano letivo, é hora de ter algumas receitas rápidas e gostosas para as refeições para evitar as comidas prontas e lanches que são um dano para nossa saúde e para o bolso também.
Tenho testado receitas feitas na air fryer e, como é uma opção que gostei do resultado – visto que não confiava nessa modernidade (já fiz também lasanha) – partilho com os leitores essa quiche que podemos diversificar o recheio, trocando o bacon frito por alho poró ou brócolis refogado, por um franguinho desfiado... Enfim, usando sua criatividade.
A receita rendeu uma assadeira quadrada, dessas de silicone (custa barato em loja de departamento e ajuda muito) medindo 16 x 18 x 5 cm. Se optar fazer no forno convencional também dá certo, mas certamente não será tão rápido quanto na air fryer.
Em cerca de 20 minutos, você tem uma quiche pronta para saborear.

Massa:
- 1 xícara (chá) de farinha de trigo
- 1 colher (café) de sal
- 1 colher (café) de fermento em pó
- 2 colheres (sopa) de manteiga ou margarina
- 1 colher (sopa) de água para dar liga
Misture os ingredientes secos e, com a manteiga e água, vá amassando até formar uma massa homogênea, mas ainda quebradiça. Deixe descansar enquanto frita o bacon.
Recheio:
- 100 g de bacon picado (frite numa frigideira e escorra todo óleo)
- 3 ovos inteiros batidos
- 1 pitada de sal e pimenta
- 50 g de queijo parmesão ralado
- 1 caixa (200 g) de creme de leite
- Cheiro verde picadinho a gosto
Junte todos os ingredientes e reserve.
Pré-aqueça a air fryer por 5 minutos a 200ºC. Enquanto isso, estique a massa (que deve estar entre plástico filme para facilitar) com a ajuda de um rolo e coloque na assadeira de silicone de 16 x 18 x 5 cm, sem precisar untar (se for outro tipo de assadeira, unte com manteiga) cobrindo o fundo e as laterais da mesma. Leve assar por 2 minutos a 160ºC.
Coloque a mistura do recheio sobre a massa e volte para a air fryer por mais 10 a 12 minutos a 160ºC. Deve formar uma crosta e continuar cremosa por dentro.
Se quiser mais firme, deixe mais alguns minutos.

Maria Inês de Oliveira Chiarion Zecchini é professora de Educação Infantil nesta cidade e autora do livro “Redescobrindo – receitas da cozinha bragantina”. Faz parte da Associação dos Escritores de Bragança Paulista (Ases), foi membro fundadora da Academia Bragantina de Letras (ABL) de 2005 a 2008, e colunista do jornal Cidade de Bragança de 2005 até 2011.
Até nosso próximo encontro
Para sugestões, críticas e temas para as próximas colunas, escreva para: miocz@yahoo.com.br.
0 Comentários