“O correr da vida embrulha tudo...”, já dizia o incrível Guimarães Rosa. E é assim que é. O ritmo acelerado dessa nossa vida pós-moderna mais parece uma sucessão de acontecimentos atropeladamente rápidos. Do acordar ao deitar-se, vivemos cumprindo tarefas. E ainda sim, viver é uma experiência maravilhosa.
“Felicidade se acha é nos momentos de descuido...” E eles existem, estão aí caminhando entre nós, com o passo mais devagar, é verdade, à espreita, só esperando para serem notados.
Foi assim, naquela tarde de quinta-feira, quando apressada saía de casa para ir ao trabalho. Saí pelo portão, e logo tive que voltar, pois esquecera minha garrafa d’água. Professora sem sua garrafa d’água? Nem pensar!
Peguei a garrafa, saí novamente pelo portão, e quando estava abrindo o carro, mais um esquecimento veio à tona; tive que retornar. Pronto, em cima da hora, finalmente saí em direção à estrada.
No caminho, lembrei-me de ter esquecido meu lanche, na verdade, esqueci-me de prepará-lo. Mas isso se resolve com uma salada de frutas, comprada fresquinha num estabelecimento perto da escola.
Já em frente à loja, busco na mochila minha carteira. Nada. Vou ficar sem lanche essa tarde, penso, decepcionada. Saíra pela manhã e esquecera de retirar a carteira da bolsa e colocá-la na mochila. Nada mal para uma tarde que já começara com alguns esquecimentos.
Primeira aula chega ao fim, começa a segunda... Enquanto caminho pelo corredor em direção à próxima sala, ouço:
“Professora, eu trouxe para você!” – disse Sophia, com uma embalagem de marmitex nas mãos. O vasilhame de isopor tinha a tampa carinhosamente decorada de canetinha, com os dizeres “Para a melhor professora”. Dentro dele, dois tipos de bolo caseiro: Chocolate e coco.
Pronto, eu já tinha meu lanche!
Não tão saudável quanto o que eu deveria ter preparado, é verdade. Mas doçuras assim são sempre bem-vindas e aceitas pela dieta da vida.
A providência às vezes é assim mesmo, doce. Permito-me desfrutar desse carinho todo, sem culpa. Os bolos estavam deliciosos, e a porção, tão generosa, que deu até para dividir com meus colegas.
Foi Sophia mesmo quem os preparou. Foi Ele quem preparou Sophia, minha providência naquela tarde de esquecimentos.
0 Comentários