news-details
Educação

Professores e gestores da rede municipal são homenageados com o Prêmio Educador Nota 10

Na última segunda-feira, 30, aconteceu a cerimônia do Prêmio Educador Nota 10, na Câmara Municipal de Bragança Paulista, localizada na Praça Hafiz Abi Chedid, 125, no Jardim América.

Na categoria “Professores”, os vencedores foram: 1º lugar - Adriana Aparecida Catadori Barbosa (E.M. Prof. Luiz Gonzaga Fernandes), com o Projeto Eficiência Energética; 2º lugar - Wellington Maicon dos Santos (E.M.R. Maria da Glória Teixeira Rodrigues), com o Projeto Tem Abelhas na Minha Escola; 3º lugar - Regina Maria de Souza (E.M.R. Deusmar Fabiano Motta), com o Projeto Cantar e Aprender.

Adriana Aparecida Catadori Barbosa, vencedora da categoria professores, expressou sua emoção e agradecimentos e destacou: “Foi um projeto maravilhoso e fazia parte do planejamento da rede municipal, tivemos uma formação oferecida pela Energisa e pela Empresa Datte. A partir dessa formação, fiquei encantada, desenvolvi o projeto que foi além do que estava no planejamento e superou as expectativas. Só tenho a agradecer a Deus, a minha família, minha mãe, meu diretor Geneci Nobre, e aos alunos e familiares que há 23 anos confiam no meu trabalho. Eu me inscrevi neste prêmio com o objetivo de inspirar meus colegas da Escola Luiz Gonzaga Fernandes, porque nós somos uma equipe nota 10. E, no próximo ano, espero que muitos deles estejam aqui”. 

Roberto Cardoso da Silva Bueno, Gestor Nota 10, e Adriana Aparecida Catadori Barbosa, Professora Nota 10

Já os vencedores da categoria “Gestores” foram: 1º lugar - Roberto Cardoso da Silva Bueno (E.M. Prof.ª Nilza Faria), com o Projeto Construindo Cidadania; 2º lugar - Elisandra Aparecida Serinoli Silva (E.M. Profª Maria Thereza Cacossi Salema), com o Projeto A Construção da Identidade; 3º lugar - Andréa Luciane Gasparoto Villaça (E.M. Profa. Zitta de Mello Barbosa), com o Projeto Leitura no Mundo da Imaginação.

Roberto Cardoso da Silva Bueno, o vencedor da categoria gestores, detalhou seu projeto. “O Projeto Construindo Cidadania envolve o protagonismo e dar oportunidades às crianças e aos alunos para que eles possam participar das ações escolares. A cada dois anos, realizamos eleições usando um aplicativo, onde os alunos fazem a escolha dos representantes de classe, que futuramente se tornarão participantes do conselho escolar. A maior lição que aprendi com este projeto, que não se encerrou no ano passado com a eleição, mas continua com as reuniões do Colegiado Estudantil, é que quando damos a oportunidade de os alunos exporem suas ideias, muitas vezes somos surpreendidos com a capacidade das crianças. Muito se fala na inovação na educação e na qualidade do ensino. Essa mudança perpassa pela quebra de muitos paradigmas. Principalmente quando se projeta para que os alunos sejam os construtores do seu conhecimento, seja o protagonista e não um mero expectador. Isso pressupõe também uma nova visão da figura do professor, que de detentor do saber passa a ser o mediador. Não é uma transformação que ocorre da noite para o dia, mas é uma prática que deve ser cultivada diariamente”, disse, finalizando com citação de Paulo Freire "Educação não transforma o mundo. Educação muda as pessoas. Pessoas transformam o mundo".

O Prêmio Educador Nota 10 visa a reconhecer os profissionais da rede municipal de ensino que se destacam pelo trabalho inovador, criativo e transformador, contribuindo para a melhoria dos processos de ensino na cidade. O vencedor de cada categoria recebeu um iPad, enquanto o segundo colocado ganhou um smartphone Samsung e o terceiro foi contemplado com uma Alexa.

Prof. Wellington Maicon dos Santos (sua afilhada Valentina) e a Profa. Regina Maria de Souza ficaram em segundo e terceiro lugar respectivamente na categoria professores

“É um prêmio importantíssimo e começou como Professor Nota 10. O então vereador Cláudio Moreno teve essa iniciativa, que a Câmara Municipal apoiou. A primeira edição foi dedicada aos professores, e em 2020, Cláudio Moreno solicitou à Câmara e ao prefeito que alterassem a lei, tornando-a Educador Nota 10. Este prêmio é de extrema valia, proporcionando visibilidade e uma vitrine para o trabalho desenvolvido pelos professores da rede municipal”, disse o secretário municipal de Educação, professor Adilson Condesso.

Geneci Nobre, Cláudio Moreno, autor do projeto que criou o prêmio Educador Nota 10, Roberto Cardoso da Silva Bueno e Adilson Condesso, secretário de Educação

Familiares e amigos dos educadores prestigiaram a cerimônia de premiação

Você pode compartilhar essa notícia!

0 Comentários

Deixe um comentário


CAPTCHA Image
Reload Image