Nessa semana, a Prefeitura de Bragança Paulista passou a disponibilizar duas novas ferramentas online para se comunicar e interagir com o cidadão bragantino.
A primeira é mais um canal de comunicação entre munícipe e Ouvidoria Municipal: o WhatsApp. Agora, é possível tirar dúvidas, dar sugestões e fazer solicitações por mensagens, que devem ser encaminhadas ao número: (11) 4034-7100.
Segundo a Administração, a implantação do serviço está na primeira fase, que contempla a realização de reclamações, solicitações e consultas. Futuramente, nas próximas fases, também será possível o usuário fazer o autoatendimento por meio do WhatsApp.
Desde agosto de 2019, a população já conta com o aplicativo e-Ouve, pelo qual também é possível fazer solicitações, realizar o envio de fotos e acessar outras categorias, como informações, sugestões, reclamações e elogios. Até o momento, mais de 1.200 pessoas baixaram e lançaram demandas pelo aplicativo.
Nesse primeiro momento, vale ressaltar que o WhatsApp só receberá mensagens, não sendo possível o envio de áudios, fotos e tampouco vídeos.
Além do WhatsApp e do e-Ouve, a Prefeitura conta com outros canais de comunicação, como o telefone, o site e a Ouvidoria, que fica no Paço Municipal, localizado na Avenida Pires Pimentel, 2.015, no Centro.
A outra novidade lançada pela Prefeitura foi um canal no aplicativo Telegram. De acordo com o secretário de Finanças, Luciano Lima, o primeiro serviço liberado é a emissão da segunda via do IPTU 2020. Além da segunda via do IPTU, estão em fase de testes outros serviços, como a emissão de certidões.
Para ter acesso a essa ferramenta, é necessário baixar o aplicativo Telegram via App Store ou Google Play Store, pesquisar por “cidadao bragantino” (sem acento), clicar no canal, digitar “/iptu” e seguir as instruções para baixar a segunda via já atualizada.
Vale salientar que o pagamento do IPTU à vista poderá ser efetivado até o dia 25 de fevereiro, com um desconto de 5% sobre o valor lançado. Em caso de parcelamento em até 12 vezes, o contribuinte poderá realizar o pagamento com o vencimento da primeira parcela no dia 25 de janeiro e as demais parcelas todo dia 10 de cada mês subsequente.
Toda a arrecadação com o IPTU é revertida em benefícios e serviços essenciais a toda comunidade, sendo: 15% para a área da saúde, 25% para a educação e 60% de livre movimento, que serão aplicados na folha de pagamento dos servidores municipais, estagiários, entidades do terceiro setor, investimentos como asfaltos, reformas das unidades básicas de saúde e das escolas, entre outros.
0 Comentários