Por meio de decreto publicado no dia 15 de julho, foi tombado o prédio da Escola Estadual José Guilherme, localizado na Rua Dona Carolina, 60, no Lavapés. O tombamento definitivo segue o parecer do Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural de Bragança Paulista (Condephac).
O imóvel foi tombado como bem histórico, artístico e cultural e a medida inclui o pátio interno e frontal.
No decreto publicado, o prefeito já autorizou que o Condephac registre o prédio no Livro do Tombo e determinou um raio de proteção do entorno de 150 metros do bem tombado.
Conforme explica o Condephac, o tombamento consiste em reconhecer o valor cultural de um bem, transformando-o em patrimônio oficial. Por meio de ações elaboradas pelo poder público, o imóvel é impedido de ser demolido, destruído ou mutilado.
A ESCOLA
Denominada como Escolas Reunidas de Bragança Paulista, a José Guilherme foi fundada em 1920, mas só teve lançada a pedra fundamental no ano de 1936. Iniciou suas atividades para atender alunos de 1ª a 4ª série do Ensino Fundamental. Anos depois, teve seu nome alterado para Grupo Escolar, sendo o segundo estabelecimento do gênero na cidade. Nos anos 70, recebeu a denominação de Escola Estadual, com a abertura de classes de 5ª a 8ª série.
O PATRONO
A escola recebeu seu nome em homenagem a José Guilherme Christiano, bragantino, nascido em 1837. Tinha gosto por literatura, por onde adquiriu noções de latim, francês e desenho. Foi professor de vários idiomas e fundador de representativos ícones da tradição bragantina, como o jornal ‘O Guaripocaba’, em 1877, o Colégio Bragantino e o Clube Literário Recreativo. Morreu em novembro de 1896, na cidade de São Paulo.
O CONDEPHAC
O Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural (Condephac) foi criado em Bragança Paulista em 1984 e é composto por 12 membros representantes de órgãos públicos e privados. Sua função é proteger e preservar o patrimônio histórico, cultural, artístico, folclórico e arqueológico do município. Entre suas atribuições estão análises e propostas de tombamentos, além de fiscalização dos bens já tombados.
0 Comentários