O projeto #PerspectivasUrbanas realiza, na próxima segunda, 22, às 19h30, pelo Facebook do Edith Cultura, a live “O que muda em você quando a cidade muda?”, para discutir patrimônio cultural. Para acompanhar, é só acessar o link: https://www.facebook.com/edith.cultura.
Além da realizadora do projeto fotográfico, Shel Almeida, participam do bate-papo Ivan Montanari, Eduardo Kosovicz e Lilian Godoy. A proposta é fazer questionamentos a partir das mudanças na cidade, em consequência das recorrentes demolições, a exemplo da recente do prédio da antiga fábrica Santa Basilissa (foto).
#PerspectivasUrbanas é uma exposição fotográfica cujo suporte são seis outdoors, localizados na Av. Norte-Sul, na entrada para o Jardim do Lago e na Av. Salvador Markovicz, pouco antes da subida para o Husf (Hospital Universitário São Francisco).
O intuito do projeto é questionar a falta de atenção aos detalhes da cidade em que se habita e, ao mesmo tempo, trazer a sensação de pertencimento por meio de memórias urbanas em forma de registro fotográfico documental.
Além das fotos que podem ser vistas pelo público sem precisar sair do carro, a exposição também conta com um site. Para conferir, acesse: www.shelalmeida.com.br.
Shel Almeida é jornalista e fotógrafa. É idealizadora e realizadora do projeto fotográfico “Caminhando pela Cidade”, em que resgata memórias urbanas por meio de registro documental da arquitetura de Bragança Paulista. A primeira exposição do projeto foi realizada em 2018, no Centro de Documentação e Apoio à Pesquisa em História da Educação (CDAPH), da Universidade São Francisco (USF), cuja abertura aconteceu durante o Colóquio “Cartografias Urbanas: da Visualidade Poética às Possibilidades Plurais”. É agente cultural desde 2008.
Ivan Montanari é mestrando em Gestão de Políticas Públicas pela Universidade de São Paulo, especialista pós-graduado em Gestão e Políticas Culturais pela Cátedra Unesco de Políticas Culturais e Cooperação da Universidade de Girona. É consultor em políticas públicas e gestão cultural e coordenador da Comunidade Sorriso, entidade do terceiro setor que atua nas áreas educacional e sociocultural em Bragança Paulista. Ministra oficinas de produção cultural e elaboração de projetos desde 2011.
Eduardo Kosovicz é formado em design industrial pelo Instituto Europeo Di Design com Especialização em Arquitetura Passiva pelo Earth Institute Auroville Índia (Unesco). Participou da elaboração do Plano Diretor de Bragança Paulista, é sócio-fundador do Studio Zanskar, que integra metodologias interdis-ciplinares, projetando espaços que levam em consideração fatores que contribuem para uma melhor dinâmica de ambientes, integrados com a natureza e respeitando técnicas construtivas locais.
Lilian Godoy é turismóloga, professora de história e doutoranda na Faculdade de Educação da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas). Realiza pesquisas a respeito do patrimônio cultural e suas relações com a história local e com a construção de conhecimentos educacionais e históricos. Realizou tese a respeito a respeito da história do Mercado Municipal de Bragança Paulista.
O projeto #PerspectivasUrbanas foi contemplado por edital referente à Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc, promovido pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, com o apoio do Conselho Municipal de Política Cultural.
0 Comentários