A primeira fase das obras viárias na região da Praça 9 de Julho foi concluída. O objetivo, segundo a Prefeitura, foi melhorar o trânsito local, com fluxo de veículos intenso e sem congestionamentos na região da Arthur Siqueira e em frente ao McDonald’s/Banco Itaú. Apesar dos transtornos iniciais, a Administração afirma que os resultados com as intervenções viárias foram satisfatórios para o fluxo de veículos, cumprindo assim, um dos objetivos principais da intervenção.
O projeto contempla, ainda, a expansão da área de estacionamento, oferecendo mais de 20 vagas a 45° (em fase de marcação) em frente aos estabelecimentos comerciais do entorno da Praça. Serão instaladas as placas de sinalização e placas de indicação turística e todas as adequações e revisões vão convergir com as mudanças viárias previstas nas imediações do Lago do Taboão e das realizadas na Avenida dos Imigrantes, informou a Prefeitura.
Quanto às obras de urbanização da Praça 9 de Julho, com a reforma paisagística e a instalação de iluminação moderna, o objetivo é “a humanização e revitalização do local para a melhor vivência, mobilidade, sociabilidade, lazer e integração da população bragantina e respeito a história e valor afetivo da praça, cuja última reforma foi realizada em meados dos anos 70”.
Em fase final, a reforma paisagística está sendo executada pela empresa Raízes, Projetos, Acessórios e Manutenção de Jardins Ltda-ME. Para o paisagismo da praça, foram adotadas premissas de vegetação e forração, de forma a proporcionar uma volumetria de espaços vegetados. As obras serão feitas levando em consideração as árvores existentes e a geometria já definida no projeto e implantada na obra de urbanização, seguindo um estudo de humanização e criação de espaços com vegetação e iluminação.
Compondo o paisagismo local, estão diversas espécies, como Manacá da Serra, Pau-formiga, Ipê-tabaco, Sálvia bicolor, palmeiras, diferentes tipos de gramas e folhagens, etc.
Já o sistema de iluminação da Praça, prestes a ser concluído, está sendo executado pela CSC Construtora Siqueira Cardoso Eirelli, e contempla a instalação de refletores em LED, balisadores, spot embutido piso par, luminárias públicas e postes de iluminação metálicos.
Os recursos são oriundos de um dos convênios firmados junto ao Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos – Dadetur, vinculado à Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo, retomada pela gestão através de tratativas junto ao órgão.
A previsão é que a praça seja finalizada e entregue na próxima semana.
0 Comentários