Foto: Divulgação
news-details
Política

“O PSOL não fará aliança com nenhum partido que apoie os governos de Bolsonaro e João Doria”, afirma o professor Rodrigo Mendes

Já está decidido que o partido de Bragança terá candidato próprio para prefeito e uma chapa com número maior para candidatos a vereadores na eleição do ano que vem

Nessa semana, o Jornal Em Dia conversou com o professor Rodrigo Mendes Rodri-gues, presidente atual do PSOL (Partido Socialismo e Liberdade) em Bragança Paulista, candidato a vereador pelo partido nas eleições de 2016, quando obteve uma votação expressiva, ficando entre os dez mais votados, mas não conseguiu se eleger devido ao seu partido não ter atingido o coeficiente eleitoral naquela eleição.

Dentre os assuntos pautados nesta entrevista, não poderiam faltar as eleições do ano que vem. Então, a reportagem perguntou ao professor Rodrigo qual será a posição do PSOL nas eleições de 2020, e se o partido terá candidatura majoritária.

Segundo o professor, o PSOL local cresceu muito nesses quatro últimos anos, conquistando mais filiados e simpatizantes. Por essa razão, o partido já decidiu que vai ter candidatura própria para prefeito e uma chapa com um número maior de candidatos a vereadores. 

“Nosso grupo vem avaliando que é possível sim o PSOL puxar uma cadeira de vereador no ano que vem pelo crescimento do partido em Bragança. E na próxima eleição, teremos nomes de pessoas que estão engajadas em vários setores no nosso município e acreditamos que somando tudo conseguiremos pelo menos uma cadeira para o próximo mandato. Na eleição anterior, a gente fez 1.240 votos, sendo o sétimo vereador mais votado. É importante frisar que a campanha foi feita praticamente sem divulgação e sem dinheiro, nossa única divulgação foi usar o santinho do candidato a prefeito e vice, o Renan e o Rafael colocando o meu santinho no verso. E foi só isso. Não tínhamos dinheiro, foi na raça e na vontade”, comentou.

PSOL SE REÚNE AMANHÃ PARA ESCOLHER OS NOMES DOS CANDIDATOS A PREFEITO E A VEREADORES

O professor Rodrigo Mendes antecipou para a reportagem do Jornal Em Dia que neste domingo, 13, o partido realizará uma reunião para decidir alguns nomes, para prefeito e também para vereadores. “A tendência é que na reunião de amanhã o partido já apresente candidato à prefeitura. Ainda faremos um debate interno sobre apoios e coligações, no entanto, já é possível adiantar que o PSOL não fará aliança com nenhum partido que apoie os governos de Bolsonaro e João Doria. Já tivemos contatos com o pessoal do PT e do PDT”, explicou.

“PARTIDO NÃO PODE SE ORGANIZAR APENAS NO PERÍODO ELEITORAL”

De acordo com Rodrigo, os filiados entendem que um partido político não pode se organizar apenas no período eleitoral, por isso, a militância do PSOL e da Frente de Esquerda Bragantina está presente em projetos e ações em conjunto com outros coletivos e tem pessoas em atividades como na Comunidade Sorriso, bem como nas ações de rua como nas mobilizações que ocorreram nos meses de maio e junho. Do ponto de vista de alternativa, o PSOL realizou, no fim de agosto, o primeiro encontro do Circuito de Debates e Troca de Experiências “E se Bragança fosse nossa? A cidade que temos e a que queremos”. “Nossa intenção é realizar mais um ou dois encontros até o fim do ano para debater alternativas para a cidade”, falou o entrevistado.

NOVA COMPOSIÇÃO DA DIREÇÃO DO PSOL EM BRAGANÇA

Rodrigo Mendes disse também que, entre o final de outubro e início de novembro, o grupo apresentará a nova composição da direção do PSOL em Bragança. O mandato da última direção venceu recentemente e, com o acompanhamento da direção estadual do partido, será apresentada uma nova direção, no entanto, com o mesmo grupo que há alguns anos já se organiza em torno do partido.

Segundo o professor, a composição de cargos no diretório atende apenas um requisito formal no PSOL em Bragan-ça: todos que participam com frequência das ações do partido têm o mesmo direito a voto. Decisões organizativas eleitorais, entre outras, são decisões coletivas que passam pela aprovação da militância do partido.

PALESTRAS E REUNIÕES

Para finalizar a entrevista, Rodrigo Mendes também falou do grupo de estudos do materialismo histórico do qual ele faz parte e das reuniões que realiza duas vezes ao mês, em que são realizadas leitura de textos originais e comentários.

No mês passado, a frente de esquerda bragantina, junto com o cursinho da Comunidade Sorriso, realizou uma apresentação sobre a questão ambiental, em que foi apresentado um estudo técnico pela professora Maria Cristina sobre a Amazônia Legal. Rodrigo disse que eles vêm realizando várias palestras nesse sentido, a fim de desenvolver o senso critico da juventude bragantina. “E está dando certo, estamos conseguindo um grupo bom em cada palestra. Estamos no caminho certo”, finalizou.

Os interessados em filiar-se ao PSOL ou obter mais informações sobre as palestras e reuniões do grupo podem entrar em contato com Tales pelo telefone: (11) 9.7298-4149.

Você pode compartilhar essa notícia!

0 Comentários

Deixe um comentário


CAPTCHA Image
Reload Image