Natal de Luz e Campanha do Brinquedo são lançados

Em meio a alguns desabafos e frases de motivação, foram lançados, na manhã dessa segunda-feira, 12, o Natal de Luz 2012 e a Campanha do Brinquedo, promovidos pela Prefeitura de Bragança Paulista.

Conforme o prefeito João Afonso Sólis (Jango) havia adiantado, em reunião ocorrida no dia 29 outubro, nem todos os pontos que até o ano passado eram iluminados com a decoração natalina serão, mas ele prometeu fazer deste “o melhor de todos os Natais”.

No início da cerimônia, foi exibido um vídeo com imagens de entregas de brinquedos e lugares iluminados em anos anteriores.

Em seguida, iniciaram-se os discursos. Em nome das empresas parceiras, falou Carlos Alberto Manfrim Canno, gerente regional da Empresa Elétrica Bragantina. Ele contou que a Bragantina foi parceira da administração nos últimos oito anos, iluminando, por exemplo, a Catedral, e que espera poder participar novamente. Entretanto, Manfrim afirmou que a empresa passa por um momento de transição, está sob intervenção da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), e que inclusive talvez aquele fosse o último ato público que ele participava como gerente da Bragantina. Apesar disso, Manfrim declarou que se não for possível a empresa colaborar por meio dos interventores, ela colaborará por meio de seus funcionários, os quais sempre estão dispostos a ajudar.

O secretário municipal de Cultura e Turismo, Raul Lencini, confirmou que a programação natalina deste ano está mais enxuta e que as atrações ocorrerão mais na região central. No pergolado da Praça Raul Leme, contou ele, haverá duas semanas de concertos diários, sendo que algumas das atrações serão da própria cidade. Para a abertura do mês natalino, segundo o secretário, ocorrerão duas apresentações de patinação artística da Cia. Lancelotti, conhecida como Periquitos em Revista, no Ginásio de Esportes Lourenço Quilici. “Tudo isso foi feito com muito carinho desde 2005. Cabe a nós cobrarmos que tudo isso tenha continuidade”, disse Raul Lencini referindo-se às inovações na programação cultural do mês de dezembro a partir do Governo Jango.

A vice-presidente do Fundo Social de Solidariedade e esposa do vice-prefeito, Olga Mathias, mencionou o evangelho do último domingo, para ilustrar seu pedido para que todos sejam mais solidários e se doem um pouco. “A campanha serve como um instrumento para despertar a solidariedade nas pessoas. É possível ser mais solidário, se doar um pouco, é uma coisa que nós podemos fazer”, defendeu Olga, desejando que a Campanha do Brinquedo tenha sucesso e que as pessoas se envolvam nessa causa.

A Campanha do Brinquedo promovida pela Prefeitura, por meio do Fundo Social de Solidariedade, neste ano será mais rigorosa. A primeira-dama e presidente do Fundo, Kátia Cristina Belisário Sólis, ratificou a informação, que já havia sido dada na reunião do final de outubro. Segundo ela, desta vez, haverá apenas um ponto de coleta de cartas para o Papai Noel, que será na Prefeitura. Então, no dia 7 de dezembro, haverá um sorteio das cartas contempladas e aquelas que não obedecerem ao regulamento serão desclassificadas. Conforme declarou Kátia, o regulamento para participar da campanha já se encontra no site da Prefeitura. Por fim, a primeira-dama de Bragança pediu união dos funcionários para a realização da campanha.

Já o prefeito Jango falou por vários minutos e não poupou desabafos. Ele disse que vai fazer deste o melhor Natal de todos os anos e conclamou sua equipe a trabalhar com empenho para mostrar que é competente. “Vamos fazer bonito, mostrar que vocês são competentes. Ainda sonho e acredito em Bragança”, declarou.

Lembrando a reunião do final de outubro, quando representantes de entidades do comércio participaram, o prefeito disse que acha que o comércio tem obrigação de ajudar, mas que sobre o fato de pedir a colaboração delas com a doação de lâmpadas, houve um mal entendido. “Se quiserem ajudar, tudo bem, mas senão, eu mesmo compro e pago as lâmpadas do meu bolso”, afirmou.

Ele contou, então, que havia dúvida se seria possível iluminar a Catedral, por ela estar em obras. De acordo com o prefeito, o bispo diocesano Dom Sérgio Aparecido Colombo liberou a decoração na fachada da igreja.

Então, Jango desafiou os ex-prefeitos a somarem obras já realizadas e compararem com as dele. Ele, inclusive, mencionou muitas delas e concluiu dizendo que apenas uma coisa faltou. “Faltou dinheiro extra para manipular alguns meios aí. Faltou dinheiro para dar para as empreiteiras, para mandar para a mídia para dizer que eu sou o cara. Esse cara sou eu”, disse, acrescentando que como vereador também foi um dos que mais realizou. “Como vereador, fui o que mais leis fez, mas não nomes de ruas, homenagens, balelas...”, completou.

Registrando que talvez aquele fosse o último encontro dele como prefeito, já que o final do ano e de seu mandato se aproximam, Jango agradeceu a presença de todos e pediu perdão. “Me perdoem alguma coisa, se vocês esperavam mais de mim, mas sou único. Aprendi muito nesse tempo e o duro é conviver com a maldade. Quiseram me calar, mas a partir de 1º de janeiro vou estar com a boca mais aberta do que vocês pensam”, concluiu.

Você pode compartilhar essa notícia!

0 Comentários

Deixe um comentário


CAPTCHA Image
Reload Image