Transferência do domicílio eleitoral pode ser feita de maneira gratuita pelo Título Net
O eleitor que mudou de cidade, estado ou país e precisa transferir o título para exercer a cidadania por meio do voto no novo endereço pode realizar o serviço de forma rápida pelo Título Net (https://www.tse.jus.br/eleitor/titulo-de-eleitor/pre-atendimento-eleitoral-titulo-net/).
A medida é uma alternativa prática, pois o atendimento presencial nos cartórios ainda está suspenso em razão da pandemia de Covid-19. Sendo assim, este e outros diversos serviços podem ser solicitados pela internet, por meio do portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Para obter a transferência, o primeiro passo é digitalizar um comprovante de residência e um documento de identificação oficial com foto. Depois, é só acessar o site do TSE, clicar na aba “Eleitor e eleições”, escolher a opção “Título eleitoral” e depois “Tire seu título”. Por fim, é preciso acessar o link “Iniciar seu atendimento remoto”.
A partir daí, o eleitor que mudou de cidade fica apto para votar nas eleições do ano que vem. Vale lembrar que o cadastro para transferência de domicílio, além de outras solicitações, deve ocorrer até 151 dias antes do pleito, ou seja, quem não regularizar a situação até maio de 2022 poderá ficar impedido de votar.
0 Comentários