A última quarta-feira, 6, foi dia de agenda cheia para a Acohab (Associação Comunitária de Habitação Popular de Bragança Paulista).
Representando a entidade, Bruno Leme, diretor presidente, Rodrigo Duarte, arquiteto e urbanista, e Mateus Cruz, assessor técnico, estiveram, pela manhã, na Prefeitura de Bragança Paulista, para protocolar a versão final de dois projetos habitacionais: o do loteamento denominado Maria Madalena de Moraes (120 lotes) e o dos condomínios Renato Russo (316 apartamentos) e Elis Regina (237 apartamentos).
Ainda pela manhã, os integrantes da associação seguiram para São Paulo, para uma série de reuniões. No início da tarde, reuniram-se com a CDHU para entrega de documentação pertinente a finalização do empreendimento Bragança Paulista J, viabilizado pelo Grupo de Saúde Raios de Sol em parceria com a Acohab.
Um pouco mais tarde, os representantes da Acohab estiveram com o presidente do Graprohab (Grupo de Análise e Aprovação de Projetos Habitacionais do estado de São Paulo), Dr. Lacir Baldusco, para tratar de orientações para a devida aprovação pelo órgão dos projetos habitacionais da entidade.
Tudo ficou devidamente encaminhado e a Acohab deverá apresentar, até o dia 14 de novembro, os projetos para análise e aprovação.
Logo em seguida, Bruno, Rodrigo e Matheus seguiram para a Cohab (Companhia Metropolitana de Habitação de São Paulo), em conjunto com a entidade MDM (Movimento pelo Direito a Moradia), para tratativas de avanço de um projeto habitacional na cidade de São Paulo, em que o arquiteto Rodrigo Duarte também trabalha para viabilização.
E, fechando o dia, eles se reuniram com a Secretaria Estadual de Habitação (foto), para tratar do programa Nossa Casa, lançado recentemente pelo governo do estado de São Paulo. Os integrantes da Acohab foram recebidos pela assessoria de gabinete e em seguida atendidos por Flávio Amary, secretário estadual de Habitação, que informou que irá participar da cerimônia de entrega do empreendimento Bragança Paulista J, parabenizou a entidade pelo trabalho e sinalizou interesse na viabilização dos projetos da instituição.
Da parte do governo, foi informado que o Nossa Casa – Apoio, que é a modalidade de enquadramento da associação, está com a normativa quase pronta para ser lançada. A entidade apontou interesse em viabilizar os condomínios Renato Russo e Elis Regina (553 unidades) por meio dessa modalidade e firmar parceria com a Secretaria Estadual de Habitação, já que o Minha Casa Minha Vida está com os dias contados no que diz respeito à faixa 1 do programa.
A Acohab vem trabalhando intensamente e buscando parceiros em todas as esferas governamentais para auxiliar na diminuição do déficit habitacional em Bragança Paulista, que hoje encontra-se em cerca de 8 mil unidades habitacionais. A entidade também pretende fazer reuniões com a Prefeitura para buscar subsídios e pactuar ações para atendimento das famílias de baixa renda.
0 Comentários