news-details
Redescobrindo

Molho de pimentas caseiro

Hoje o assunto é pimenta. Pessoalmente, não sou adepta dela. Muitas, só de sentir o cheiro, já me causam espirros seguidos.

E na mesma proporção que não tenho afinidade com pimentas, o restante da família as adora; em curtidas, nos molhos para acompanhar salgados e tudo que se relacione às comidas apimentadas.

Meu filho Rafael trouxe a muda de um pé de pimentas plantado em vaso para ser cultivado aqui em casa. E é bonito ver o processo, desde a flor, a pimenta crescendo, amadurecendo até a colheita. Até agora, já foram muitas as pimentas colhidas e esta semana, tendo algumas maduras, resolvi, com todo cuidado, apanhá-las para preparar o molho e partilhar com os leitores a receita.

Com cerca de 200 ml de vinagre branco junto aos outros ingredientes, preparei meio litro de molho. Resolvi trazer a sugestão pois nesta época se encontra pimentas com facilidade nos mercados. E para evitar ardência nas mãos, recomendo o uso de luvas para abrir e retirar as sementes (se quiser mais picante, use-as com as sementes).

- 5 pimentas dedo de moça

- 1 cebola inteira pequena

- 3 dentes de alho

- 1 latinha pequena de massa de tomate (equivale a 2 colheres bem cheias)

- 250 ml de vinagre de álcool (pode ser do comum)

- 1 colher (sobremesa) de sal

- 2 folhas de louro

- 1 colher (sobremesa) de orégano

- 4 colheres (sopa) de óleo de soja

- 1 colher (sopa) de aji-no-moto ou uma pitada generosa de açúcar

Abra as pimentas na direção do comprimento e com a ponta da faca retire as sementes. Disponha no copo do liquidificador.

Coloque todos os ingredientes na ordem acima junto com as pimentas e bata por cerca de um minuto ou até que se torne um líquido.

Se preferir, passe em peneira, mas batendo bem, já está na textura para usar.

Coloque em embalagem apropriada ou em garrafinhas tipo pet,  mantendo em geladeira.

Maria Inês de Oliveira Chiarion Zecchini é professora de Educação Infantil nesta cidade e autora do livro “Redescobrindo – receitas da cozinha bragantina”. Faz parte da Associação dos Escritores de Bragança Pau-lista (Ases), foi membro fundadora da Academia Bra-gantina de Letras (ABL) de 2005 a 2008, e colunista do jornal Cidade de Bragança de 2005 até 2011.

Até nosso próximo encontro

Para sugestões, críticas e temas para as próximas colunas, escreva para: miocz@yahoo.com.br.

***

Siga o JORNAL EM DIA BRAGANÇA no Instagram: @jornalemdia_braganca e no Facebook: Jornal Em Dia

Você pode compartilhar essa notícia!

0 Comentários

Deixe um comentário


CAPTCHA Image
Reload Image