Foto: DCI/Câmara Municipal
news-details
Política

Mauro Moreira destaca importância da saúde para idosos na 1ª Sessão Ordinária do ano

Eleito para seu primeiro mandato, o vereador apontou necessidade de políticas públicas para a terceira idade e de investimentos na Educação Infantil

Na 1ª Sessão Ordinária de 2025, realizada na terça-feira, 4, o vereador Mauro Moreira repetiu algumas vezes a frase “Qualquer espera na saúde gera sofrimento”, ressaltando a necessidade de pronto-atendimento de qualidade na saúde pública, principalmente para os idosos. “Há, no país e de forma mais intensa em algumas regiões, o envelhecimento da população e nós temos que pensar em políticas públicas que considerem as mudanças demográficas. Nós temos cada vez menos jovens e cada vez mais idosos. Quando o idoso adoece, ele necessita de cuidados especializados”, argumentou.

O parlamentar, que é médico e está estreando na Câmara Municipal, revelou que o motivo de ser vereador é “contribuir com a vida das pessoas e diminuir o sofrimento delas”. Ele apontou, ainda, que a saúde é a principal fonte de demandas e reclamações da população. “A saúde é o maior valor que pode ter um ser humano. Não tem um patrimônio maior do que a saúde”, completou.

Além disso, Mauro abordou os preparativos para a Conferência Municipal de Saúde e a importância da participação de diferentes profissionais e atores da gestão da política pública de saúde. “Agora vem a conferência e é a oportunidade que nós vamos ter de propor programas que o Executivo pode levar para o PPA (Plano Plurianual). O prefeito tem que construir o PPA neste ano para que comece ele a valer a partir do ano que vem. Nós temos realmente de pensar em políticas públicas que efetivamente mudem a vida das pessoas e ter esse hospital regional aqui é muito importante, mas não é suficiente”, opinou.

Ele também observou que Bragança Paulista necessita de um hospital com exclusividade de atendimento pelo SUS. “Não tem sentido um cidadão bragantino tratar o câncer de próstata em Barretos. Não tem sentido o paciente andar quase 400 quilômetros se estamos num município de quase 200 mil habitantes, que é polo, que tem pujança, com uma relevância regional. Nós precisamos de um hospital que atenda apenas pelo SUS. Ele não pode ter duas portas. Não pode ser um hospital com dupla entrada. Porque, quando há duas portas, a porta do SUS sempre será mais estreita”, analisou.

Por fim, o parlamentar falou sobre a educação municipal. “Uma sociedade só melhora através da educação. E nós estamos vivendo uma tragédia. Nós temos indicadores muito preocupantes. O nosso Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) é vergonhoso. Nós temos 76 escolas municipais e somente cinco tiveram nota acima de cinco, em uma escala de zero a dez”, enfatizou. “Todo dinheiro público investido na Educação Infantil retorna para a sociedade na fase adulta. Nós precisamos valorizar nossos professores”, encerrou.

***

Siga o JORNAL EM DIA BRAGANÇA no Instagram: https://instagram.com/jornalemdia_braganca e no Facebook: Jornal Em Dia

Receba as notícias no seu WhatsApp pelo link: https://chat.whatsapp.com/Bo0bb5NSBxg5XOpC5ypb9D

 

Você pode compartilhar essa notícia!

0 Comentários

Deixe um comentário


CAPTCHA Image
Reload Image