Foto: Divulgação
news-details
Saúde

Junho Vermelho alerta a sociedade para a importância da doação de sangue

Dia Mundial do Doador de Sangue foi celebrado nessa sexta-feira, 14

14 de junho é o Dia Mundial do Doador de Sangue, data que tem como objetivo mobilizar as pessoas para o ato de doar sangue em uma época em que há quedas significativas nos estoques dos hemocentros públicos e privados. Segundo levantamento feito pelo Movimento Eu Dou Sangue, fatores como dias chuvosos, férias, clima frio e o aumento da incidência de infecções respiratórias nesta época do ano contribuem para que os estoques dos bancos de sangue caiam em até 30% em todo o país.

Em São Paulo, a campanha Junho Vermelho ganhou status de Lei Estadual em 15 de março de 2017 (nº 16.386) e passou a ser promovida em todo o Brasil para destacar a importância da ação, a fim de que se torne uma prática regular. O sucesso da iniciativa é comprovado pelos números registrados durante as outras edições. Em 2018, o Movimento Eu Dou Sangue calculou, extraoficialmente, que houve aumento de 30% das doações no mês de junho, em relação a 2017.

Os dados também indicam que 92% dos brasileiros não doaram sangue entre junho de 2016 e junho de 2017. A pesquisa também mostra que 39% dos brasileiros admitem não saber qual é seu tipo de sangue.

De acordo com o Banco de Sangue de São Paulo, uma única doação pode ajudar até quatro pessoas, afinal, hemácias, plaquetas e plasmas representam componentes que podem ser utilizados na recuperação de pessoas com câncer, acidentados, crianças prematuras ou procedimentos cirúrgicos.

As doações auxiliam na rotina dos hospitais que atendem de vítimas de acidentes de trânsito e da violência urbana a portadores de doenças que requerem transfusões sanguíneas, como câncer, anemia falciforme e outras patologias, incluindo os procedimentos cirúrgicos de alta complexidade, como transplantes e cirurgias cardíacas.

A recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) é de que cada país tenha, entre 3% e 5% de sua população doadora de sangue frequente. No Brasil, o índice fica em 1,8%, enquanto em alguns países da Europa, cerca de 7%.

DOAÇÕES EM BRAGANÇA PAULISTA

Em Bragança Paulista, é possível doar sangue no Hemonúcleo do Hospital Universitário São Francisco (Husf), que fornece sangue e seus respectivos componentes às instituições de saúde públicas e privadas dos municípios vizinhos, sendo responsável, também, pelo suporte às terapias transfusionais em pacientes em tratamento ou internados no local.

Para ser um doador, é necessário ter entre 16 e 69 anos, sendo que menores de idade precisam de autorização e a primeira doação deve ser feita até os 60 anos. Outros requisitos são: pesar mais de 50 quilos; ter repousado, no mínimo, por seis horas no dia da doação de sangue; não estar em jejum, mas ter feito uma alimentação leve; não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 24 horas; não estar grávida, amamentando ou ter feito parto ou aborto há menos de três meses; não estar com febre, gripe ou resfriado; não ter recebido transfusão de sangue nos últimos 12 meses; não ter antecedentes de hepatite, doença de chagas ou sífilis; não ter comportamento de risco para Aids, nem ser usuário de drogas; aguardar um ano para a doação após tatuagem ou piercing; guardar seis meses para realizar tratamento de endoscopia.

Homens podem doar sangue a cada 60 dias e, no máximo, quatro doações no período de um ano; e mulheres, a cada 90 dias e, no máximo, três doações no período de um ano.

Vale ressaltar que a coleta é feita de forma simples, rápida, segura e não oferece riscos ao doador, já que todo material utilizado para coletar o sangue é descartável. Além disso, a doação não engorda, porque nada é ingerido pelo doador ou infundido na veia; não afina nem engrossa o sangue; não vicia e não causa prejuízo à saúde. Em dois ou três dias, o organismo já repõe boa parte do sangue retirado, não trazendo nenhum tipo de malefício ao doador e ao receptor. Após o procedimento, cuidados simples devem ser adotados, como evitar dobrar o braço por, aproximadamente, 30 minutos, evitar esforços físicos exagerados no dia da doação e ingerir bastante líquido.

O Hemocentro do Husf funciona de segunda a sábado (exceto feriados), das 7h30 às 13h. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (11) 2490-1230.

Você pode compartilhar essa notícia!

0 Comentários

Deixe um comentário


CAPTCHA Image
Reload Image