No dia 13 de maio, estreia o documentário “Invisível - A História dos Clubes Sociais Negros de Bragança Paulista”. O filme tem direção do documentarista Mário de Almeida e vai ao ar às 19h30, através do canal da produtora Maravilha Filmes no YouTube. A estreia será seguida de um bate-papo on-line aberto ao público às 20h30, via Google Meet, e contará com a presença dos realizadores do filme. Não é necessário inscrição, basta entrar nos links nos horários divulgados.
O documentário conta com a participação de diferentes personalidades, como a professora Izilda Toledo que, além de personagem, também assumiu o papel de consultora dos conteúdos necessários para a construção da história; o professor e historiador Jacinto Silva, uma das personalidades regionais sobre o tema da escravidão em Bragança Paulista, e o líder religioso Pai Bil, um dos representantes do candomblé na cidade.
“Invisível” também conta com a importante participação de jovens moradores da cidade, atuantes em diferentes grupos e territórios bragantinos, além de outras pessoas enga-jadas na luta pelos direitos e reconhecimento da negritude na cidade.

Sinopse:
Em 1881, na cidade de Bragança Paulista, no interior do estado de São Paulo, foi fundado um clube de escravos, um dos primeiros com a finalidade de alfabetizar negros naquele período. No século XX, outras duas associações negras foram criadas na cidade: o Clube 13 de Maio e a Arcab. À luz da história da população negra brasileira, desde a pré-abolição, este documentário remonta a trajetória, tão marcada pela invisibilidade, destes três clubes bragantinos.
Serviço:
Estreia: 13 de maio
19h30 - Lançamento no canal da Maravilha Filmes no YouTube: http://bit.ly/Maravi lhaFilmes_canal
20h30 - Bate-papo com os realizadores do documentário via Google Meet: https://meet.google.com/dsc-cozg-hvq
0 Comentários