Foto: Divulgação
news-details
Cultura

Inscrições para concurso do Hino Oficial de Bragança Paulista abrem na segunda

A Prefeitura de Bragança Paulista, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SMCT), está promovendo um concurso público para a escolha do Hino Oficial do município. A intenção é reforçar o espírito cívico e de amor à cidade, além de preservar as tradições.

As inscrições começam na segunda-feira, 21, e vão até o dia 15 de abril. Os interessados devem procurar a sede da SMCT, que fica na Avenida Alpheu Grimello, 981, no Taboão. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. No site www.braganca.sp.gov.br, é possível ter acesso ao regulamento, ficha de inscrição e à declaração de cessão de direitos. Esses dois últimos itens deverão ser entregues devidamente preenchidos no momento da inscrição, assim como cópia simples do RG ou outro documento de identidade (carteira de motorista, de trabalho, de identidade de classe); cópia simples do CPF; seis cópias impressas da letra (digitada na fonte “Times New Roman 14”, em papel liso, sem rasuras, emendas, borrões e entrelinhas ou qualquer outro sinal que prejudique a análise da Comissão Julgadora) e três cópias gravadas em CD.

De acordo com o regulamento, podem participar do concurso maiores de 18 anos, residentes ou que já residiram em Bragança Paulista por, pelo menos, cinco anos comprovadamente. No caso de parceria, a inscrição poderá ser feita por um dos compositores. A composição (música e letra) deverá ser inédita, a letra apresentada em língua portuguesa e ter no mínimo dois e no máximo quatro minutos de duração.

A Secretaria de Cultura e Turismo informou que o hino deverá conter fatos históricos, acontecimentos, glórias e peculiaridades geopolítico-sociais e históricas, além de, obrigatoriamente constar a expressão “Cidade Poesia”, destacando os valores de Bragança Paulista. É proibido o uso de siglas, símbolos, slogans ou qualquer expressão ligada a partidos políticos, cultos religiosos ou tendências ideológicas e citação ou referência a pessoas vivas ou falecidas.

A letra do hino ainda deve ater-se às normas clássicas da versificação: métrica, cadência, rima, estrofação, refrão, condições que facilitem a composição musical e as normas da língua padrão, evitando vícios de linguagem (ambiguidade, rebuscamento vocabular exagerado, sintaxe truncada, cacofonias, etc), prevalecendo a clareza e concisão. A música deverá permitir o canto sempre em uníssono.

O julgamento das composições será feito durante a programação do Maio Cultural de 2019. A Comissão Julgadora analisará os hinos inscritos, levando em consideração os seguintes critérios: originalidade; criatividade; harmonia; ritmo; adequação ao tema; correção gramatical; linguagem poética; coerência do conjunto letra e música. O vencedor receberá um cartão de prata como honraria pela autoria da composição e troféu. O hino passará a integrar o conjunto de símbolos municipais, assim como ocorre com a bandeira e o brasão.

Outras informações podem ser obtidas por meio do telefone: (11) 4034-6570.

Você pode compartilhar essa notícia!

0 Comentários

Deixe um comentário


CAPTCHA Image
Reload Image