Foto: Dimp
news-details
Saúde

Mãe orientada em unidade de saúde salva vida de bebê

Informações sobre “Manobra de Heimlich” são dadas na ESF Água Comprida às mães que tiveram bebês recentemente

No final de dezembro de 2018, Samanta da Silva salvou a vida de seu filho, Gustavo Henrique, de apenas dois meses, aplicando as orientações sobre a “Manobra de Heimlich” (método de desobstrução das vias aéreas superiores por corpo estranho), que recebeu através de consulta realizada na unidade Estratégia Saúde da Família  Água Comprida.

Samanta contou que o pequeno Gustavo se engasgou com leite materno. De imediato, ela se lembrou das informações que recebeu e, então, fez os procedimentos de desobstrução das vias aéreas, possibilitando que a criança expelisse todo o leite.

“Agradeço aos profissionais de saúde pela sensibilidade de orientar e ensinar como proceder em casos de engasgos com criança. É importante que todas as mamães saibam como agir em um momento como este”, falou Samanta.

Valdenora Xavier, enfermeira responsável pela unidade, ressaltou a grande preocupação dos profissionais com os pacientes em casos de possíveis emergências, devido à longa distância em bairros da zona rural. “Quando realizamos visitas domiciliares, ou, quando as mamães vêm até a unidade para primeira consulta, peço licença para a mamãe, pego a criança e demonstro previamente a manobra, de forma que se acontecer, a mãe possa replicar aqueles movimentos”, finalizou.

Você pode compartilhar essa notícia!

0 Comentários

Deixe um comentário


CAPTCHA Image
Reload Image