GREVE NAS FEDERAIS

A greve dos professores nas Universidades Federais já conta com mais de 20 dias e a adesão de 51 instituições. O ministro Mercadante já se reuniu com o comando da greve, mas nenhum encontro oficial entre o Ministério do Planejamento aconteceu, desde que a greve foi decretada. A principal reivindicação é a revisão do plano de carreira e a incorporação das gratificações aos salários.

 

POR QUE NINGUÉM FALA NADA?

É engraçado como a gente não ouve falar nada dessa greve na Globo, na Veja, na Época. Por que será? Porque para eles, se você sair e comprar um carro, vai ficar tudo bem. Nós não precisamos ter a sensação de que tudo vai dar certo. Isso é enganação. Precisamos que o governo não nos trate como idiotas. E a imprensa, a grande mídia, que poderia colaborar pra não termos apenas uma visão parcial das coisas, está do lado de quem?

 

CIGARRINHO DE CHOCOLATE

Tem certas coisas antigas que quando a gente lembra dá a maior saudade. Eu fiquei mais velho semana passada e isso sempre me traz certa nostalgia. Acho assustador quando comento com meus alunos do cursinho, que são um pouco mais velhos, sobre o Bozo, o Genius, o João Penca e Seus Miquinhos Adestrados e eles não fazem a menor ideia do que eu estou falando. Por outro lado, não é bem da minha época, mas também me lembrei daquele cigarrinho de chocolate da Pan. Meu Deus, o que era aquilo? Na embalagem do produto uma criança segurando um cigarro com pose de quem vai fumar! Acho que hoje a empresa vende o mesmo produto na forma de lápis de chocolate que, diga-se de passagem, mantém o mesmo sabor de gordura hidrogenada, como os guarda-chuvinhas (que a gente adorava).

 

A ILÓGICA PARTIDÁRIA BRAGANTINA...  DE NOVO

Estava eu ouvindo um programa na 102, algo do tipo “o povo pergunta e o ex-prefeito-cassado e seu filho respondem”, quando o apresentador abordou o tema da Saúde. Ele estava falando das maravilhas do AME (Ambulatório Médico de Especialidades) como um grande projeto do governo do PSDB para o estado de São Paulo. Repare: grande projeto do PSDB para São Paulo. Dando sequência, o locutor disse que o AME só não veio para Bragança por incompetência da Prefeitura da Terra da Linguiça, que está sob o comando de quem? Do PSDB. Estranho, né? E o AME só não foi pra longe porque o nobre deputado Edmir não deixou. Graças à agilidade do deputado e a esperteza do prefeito de Atibaia, temos o AME aqui ao lado. Que maravilha! A história toda mostra, mais uma vez, como funcionam os partidos políticos por aqui. Em nível estadual, o PSDB e o DEMO são aliados. Aqui não. Não existe qualquer alinhamento. Não vou ficar aqui defendendo o PSDB, pelo contrário, só que não dá pra simplesmente engolir que o PSDB local foi incompetente a ponto de não conseguir implantar um programa de seu próprio partido, de seu próprio governo.

 

ATÉ O SARNEY QUER VOTO ABERTO

Semana passada escrevi sobre a rejeição do projeto de lei que previa o fim da votação secreta na Câmara Municipal da Terra da Linguiça. É como disse antes: nossos nobres parlamentares perderam uma ótima oportunidade de lustrar, ao menos um pouquinho, suas desgastadas imagens em período eleitoral. Já no Senado, o presidente José Sarney – quem diria! – anunciou que essa semana serão votadas propostas de emendas constitucionais que pretendem colocar fim à votação secreta no Congresso. Por que isso é importante? Imagine uma votação aberta sobre a cassação do mandato de um corrupto? O que valeria mais: sua imagem ante a opinião pública ou a absolvição de uma “colega de profissão”? Um exemplo recente foi a votação sobre o fim do mandato da deputada Jaqueline Roriz (PMN-DF), que só continua deputada graças à votação secreta.

 

BADERNA CULTURAL

CENTRO CULTURAL É BOM,

DINHEIRO NO LIXO, NÃO

Você jogaria R$ 18 mil do seu rico dinheirinho no lixo? Claro que não, mas fique tranquilo que a Prefeitura faz isso pra você. Numa das reuniões do Conselho de Cultura, confesso que já não entendi muito bem quando o secretário Raul Lencini havia dito que tínhamos alugado o casarão da Rua Coronel Osório para sediar um Centro Cultural. Na época pensei: “R$ 9 mil por mês para alugar uma casa no final do mandato? Isso não vai dar certo”. Não deu outra. Dois meses de aluguel pago depois, os engenheiros da Prefeitura verificaram que para deixar o casarão “no jeito” os gastos seriam maiores do que o esperado e resolveram rescindir o contrato “amigavelmente”. E, mais uma vez, o povão pagou a conta.

 

BADERNA CULTURAL – FILME RUIM

Recomendar bons filmes já é um clichê. Dessa vez vou recomendar um filme ruim. Quem ainda não assistiu ao “Não se preocupe, nada vai dar certo”, não sabe o que está perdendo. Você vê o Tarcísio Meira na capa e pensa: “não tem porque um filme desses ser ruim”. Tem, sim. Roteiro ruim, argumento fraco, atuações dignas de novela das seis, piadas à la Zorra Total... Tem filmes que de tão ruins valem à pena.

 

PRA FINALIZAR

“Viver a vida é aprender com e sobre ela.

Viver a vida é evoluir com ela. É saber que as coisas nunca estarão prontas e sempre haverá o que descobrir”.

Muito obrigado a todos pelo carinho e pelas mensagens de aniversário.

Você pode compartilhar essa notícia!

0 Comentários

Deixe um comentário


CAPTCHA Image
Reload Image