Estamos esperando a chegada da Primavera, e esta época é a florada e também a frutificação de algumas árvores frutíferas silvestres, aquelas que a gente encontra nas calçadas, nas alamedas ao redor do lago aqui em nossa cidade, nas praças e quintais. São as uvaias (menos conhecidas, mas deliciosas nos sucos) e as amoras, que fazem a festa da criançada e de muitas aves como as maritacas e as pombas, por exemplo, que deixam sua “marca” roxeada por onde sobrevoam.
E esta semana foi a vez do mano Luciano fazer geleia com amoras cem por cento orgânicas, que o amigo Joel Bernardo colheu no quintal da irmã dele e levou para ele preparar. Desta vez, só fiquei na plateia, saboreando o resultado, que foi uma geleia deliciosa e pedaçuda, visto que elas não foram processadas no liquidificador, somente se desmancharam pelo cozimento.
Então aproveite a época das amoras que logo acaba e prepare sua geleia caseira. Siga esta receita que não tem erro. Se der grande quantidade, distribua em potes (tipo aqueles copos plásticos com tampa, que vem requeijão) e leve ao freezer, e terá geleia por um bom tempo.

Para cada 2 xícaras (chá) de amoras sem os cabinhos verdes, coloque:
- Meia xícara (chá) de açúcar cristal (demerara ou refinado)
- Suco de 1 limão Taiti médio
- 1 colher (café) de canela em pó
Misture todos os ingredientes na panela e mexa bem.
Ligue o fogo e deixe ferver mexendo de vez em quando.
Deixe apurar um pouco, tendo o cuidado para não secar demais, pois depois que esfria a geleia endurece.
Se preferir a geleia mais líquida, antes de apurar passe o mixer nas amoras da panela, com pulsares rápidos para triturar um pouco.
Saboreie sozinha, no pão, torrada ou no queijo branco.
Até nosso próximo encontro
Para sugestões, críticas e temas para as próximas colunas, escreva para: miocz@yahoo.com.br.

Maria Inês de Oliveira Chiarion Zecchini é professora de Educação Infantil nesta cidade e autora do livro “Redescobrindo – receitas da cozinha bragantina”. Faz parte da Associação dos Escritores de Bragança Pau-lista (Ases), foi membro fundadora da Academia Bra-gantina de Letras (ABL) de 2005 a 2008, e colunista do jornal Cidade de Bragança de 2005 até 2011.
***
Siga o JORNAL EM DIA BRAGANÇA no Instagram: @jornalemdia_braganca e no Facebook: Jornal Em Dia
0 Comentários