news-details
Palavras de Amor e Vida

Evangelho de São João 14, 23-29

6º domingo da Páscoa – Ano C – Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 23“Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e o meu Pai o amará e nós viremos e faremos nele a nossa morada. 24Quem não me ama não guarda a minha palavra. E a palavra que escutais não é minha, mas do Pai que me enviou. 25Isso é o que vos disse enquanto estava convosco. 26Mas o defensor, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, ele vos ensinará tudo e vos recordará tudo o que eu vos tenho dito. 27Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; mas não a dou como o mundo. Não se perturbe nem se intimide o vosso coração. 28Ouvistes que eu vos disse: ‘Vou, mas voltarei a vós’. Se me amásseis, ficaríeis alegres porque vou para o Pai, pois o Pai é maior do que eu. 29Disse-vos isto agora, antes que aconteça, para que, quando acontecer, vós acrediteis”. – Palavra da salvação.

“Se alguém me ama, guardará a minha palavra”. Jesus veio a este mundo para ensinar o ser humano a viver de acordo com as normas de Deus. São essas normas que podem conduzir o homem e a mulher à felicidade. Observar as orientações de Jesus é amar a Deus antes que todos os bens materiais. Quem ama Jesus observa, cumpre tudo o que Ele ensinou. E todo o seu ensinamento está relatado nos Evangelhos que devemos conhecer para, além de viver do mesmo modo, poder anunciá-lo aos que não os conhecem. Conhecimento e vivência evangélica são condições essenciais para que “o Pai e o Filho venham e façam em nós sua morada”.

“E a palavra que escutais não é minha, mas do Pai que me enviou”. Jesus tem o cuidado de explicar que ensina a Palavra de Deus que Ele chama de Pai, pois é o criador de todas as coisas visíveis e invisíveis. Sua missão é anunciar a Palavra de Deus porque a humanidade não tem memória, e se volta constantemente para as coisas do mundo ou, pior ainda, para as coisas do mal. Os profetas anunciaram abundantemente a Palavra de Deus e foram mortos por causa da maldade do ser humano. Jesus vai sofrer a mesma condenação injusta para purificar a humanidade de seus pecados. Mas esta será a última intervenção do Senhor no meio de seu povo, por isso, Jesus prepara seus apóstolos para continuarem a missão salvadora, por meio da Igreja de Jesus Cristo, hoje espalhada pelos quatro cantos da Terra.

“Não se perturbe nem se intimide o vosso coração”. A segurança dos apóstolos era Jesus Cristo. Diante das afirmações de Jesus de que sofreria muito, seria rejeitado e finalmente morto (Mc 8,31), os discípulos ficam assustados, inseguros e com medo. E até certo ponto decepcionados. O Messias que eles esperavam deveria salvar Israel com a espada, lutando e vencendo os inimigos, como tantas vezes o Senhor havia feito por meio de seus juízes e reis e de modo especial com os reis Davi e Salomão. Jesus percebe a hesitação de seus discípulos e procura animá-los, lembrando-lhes que já havia dito que ia para o Pai, mas voltaria: “Ouvistes que eu vos disse: ‘Vou mas voltarei a vós’”. Lembra-lhes também que prometera enviar o Espírito Santo: “Mas o defensor, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, ele vos ensinará tudo e vos recordará tudo o que eu vos tenho dito”.

É com este cuidado, carinho e dedicação que Jesus prepara seus companheiros para enfrentarem as dificuldades que virão. Nas horas difíceis é preciso ter fé. Nunca esmorecer. Nem duvidar porque a Palavra de Deus vai se realizar inteiramente: “Não se perturbe nem se intimide o vosso coração”. O Espírito Santo lhes ensinará tudo e lhes recordará tudo o que Jesus pregou. O Mestre anima e conforta os discípulos e apóstolos porque eles ainda não tinham entendido a missão do filho de Deus. E até hoje muitas pessoas não a entenderam e por isso estão afastadas do rebanho do Senhor. Não tenha medo. Abra seu coração ao Evangelho de Jesus. Confie nele porque Jesus é Deus.

Paulo Trujillo Moreno é professor licenciado pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras da Universidade de São Paulo, formado em Teologia para leigos pela Diocese de Bragança Paulista e participante das Pastorais Familiar e Litúrgica da Paróquia São Benedito.

***

Siga o JORNAL EM DIA BRAGANÇA no Instagram: https://instagram.com/jornalemdia_braganca e no Facebook: Jornal Em Dia

Receba as notícias no seu WhatsApp pelo link: https://chat.whatsapp.com/Bo0bb5NSBxg5XOpC5ypb9D

 

 

 

 

 

Você pode compartilhar essa notícia!

0 Comentários

Deixe um comentário


CAPTCHA Image
Reload Image