Tem início, neste domingo, 10, o período destinado às convenções partidárias. Os partidos e seus filiados têm até o dia 30 deste mês para marcar sua convenção e definir coligações e candidatos.
Por enquanto, nenhum partido anunciou a data do encontro que definirá os rumos da campanha eleitoral deste ano. A maioria deve deixar para os últimos dias ou até mesmo para o último dia.
Depois das convenções, o próximo passo é o registro das candidaturas, que deve ser feito até as 19h do dia 5 de julho, no Cartório Eleitoral.
A partir do dia 6 de julho, fica liberada a propaganda eleitoral, que deve seguir alguns critérios.
Alto-falantes ou amplificadores de som são permitidos das 8h às 22h, nas sedes dos partidos ou em veículos pelas ruas da cidade.
Os comícios e utilização de aparelhagem de sonorização fixa podem ser usados das 8h às 24h.
Nos jornais impressos, a propaganda eleitoral paga pode ocorrer respeitando o tamanho máximo de 1/8 de página de jornal padrão e de ¼ de página de revista ou tabloide em cada edição. Poderão ser feitos até 10 anúncios, por veículo, em datas diversas, para cada candidato e poderá ser feita a reprodução do anúncio no site do jornal.
Os candidatos podem ainda divulgar sua campanha por meio de blogs, redes sociais e mensagem eletrônica, desde que de forma gratuita.
Cavaletes, bonecos, cartazes, bandeiras, desde que móveis e que não dificultem o bom andamento do trânsito de pessoas e veículos, também são permitidos.
O primeiro turno das eleições deste ano acontece no dia 7 de outubro.
0 Comentários