news-details
Política

Eleições 2022: Diplomação de Lula e Alckmin acontece nesta segunda-feira

De acordo com o TSE, a cerimônia marca o fim do processo eleitoral

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) marcou a diplomação do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, e do vice-presidente, Geraldo Alckmin, para esta segunda-feira, 12 de dezembro, às 14h, no plenário da Corte.  Com o diploma eleitoral em mãos, Lula e Alckmin podem tomar posse no dia 1° de janeiro de 2023.

A diplomação é uma cerimônia organizada pela Justiça Eleitoral para formalizar o resultado das urnas, marcando o fim do processo eleitoral. O documento será assinado e entregue pelo presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes. De acordo com o tribunal, a cerimônia seguirá recomendações sanitárias, como uso de máscara de proteção facial e distanciamento social. 

Lula foi eleito presidente da República no segundo turno do pleito eleitoral, realizado no dia 30 de outubro. O político recebeu uma expressiva votação: 59.563.912 de votos válidos, contra 57.675.427 de seu adversário e atual presidente, Jair Bolsonaro.

O TSE é responsável pela diplomação dos candidatos à presidência. Já os deputados, senadores e governadores eleitos são diplomados pelos tribunais regionais eleitorais (TREs). Segundo a Corte, a cerimônia para estes cargos está marcada para acontecer entre os dias 12 e 21 de dezembro.

Em São Paulo, o governador eleito, Tarcísio de Freitas, o senador Marcos Pontes, bem como os 94 deputados estaduais e 70 deputados federais, serão diplomados no dia 19 de dezembro, em evento realizado na Sala São Paulo.

LULA ANUNCIA OS NOMES DOS PRIMEIROS CINCO MINISTROS

Nessa sexta-feira, 9, o presidente eleito Lula anunciou os primeiros cinco ministros que formarão o novo governo: Fernando Haddad e Rui Costa para Fazenda e Casa Civil; José Múcio Monteiro para Defesa, Flávio Dino para Justiça e Segurança Pública e Mauro Vieira para o Itamaraty.

 

Você pode compartilhar essa notícia!

0 Comentários

Deixe um comentário


CAPTCHA Image
Reload Image