O escritor e colunista do Jornal Em Dia, Edweine Loureiro, recebeu recentemente novos prêmios literários. Dois de seus livros ganharam destaque no Concurso Internacional da UBE-RJ (União Brasileira de Escritores do Rio de Janeiro), voltado para obras inéditas, e uma crônica sua foi premiada no Concurso da Câmara Municipal de Divinópolis-MG.
Com a obra “Robôs e outras crônicas nipônicas”, que conta com textos escritos durante dois anos para a Coluna “Crônicas de um Sol Nascente”, publicadas quinzenalmente no Jornal Em Dia, Edweine receberá o Prêmio João do Rio, por ter conquistado o segundo lugar do Concurso Internacional da UBE-RJ, na categoria “Livro de crônicas”. “O livro traz crônicas sobre a visão de um estrangeiro no Japão contemporâneo. Uma delas, aliás, a que dá o título, foi escolhida pela Editora Moderna para compor um livro didático (para alunos da oitava série) em 2023”, contou Edweine.
Já o livro “Entre Raios e Trovas” obteve menção honrosa na categoria “Livro de trovas”, do Prêmio Luiz Otávio, também promovido pela UBE-RJ. “O livro de trovas apresenta um conjunto de trovas lírico-filosóficas, muitas destas premiadas no Brasil e em Portugal”, explicou o autor.
Com os dois prêmios recebidos em 2022, esta é a sétima vez que Edweine é condecorado no Concurso Internacional da UBE-RJ. Ele já havia recebido as seguintes premiações: “O livro no lixo” – 1º lugar – Prêmio Ganymedes José – 2015; “Filho da floresta” – 1º lugar – Prêmio Vicente de Carvalho – 2016; “Crônicas de um Japão caboclo” – 2º lugar – Prêmio Alejandro Cabassa – 2017; “Crônicas de um latino sol nascente” – 2º lugar – Prêmio Alejandro Cabassa – 2019; “Trovas escritas no tronco de um bambu” – 3º lugar – Prêmio Luiz Otávio – 2021.
Além dos livros, Edweine também comemora o recente prêmio de uma crônica sua que conquistou o primeiro lugar no Concurso da Câmara Municipal de Divinópolis, promovido pela Escola Legislativa da Câmara da cidade em parceria com a Academia Divinopolitana de Letras, ambas de Minas Gerais. “O concurso foi referente aos anos de 2020, 2021 e 2022 e teve mais de 400 concorrentes. Era dividido nas categorias Nacional, Regional e Internacional. Fiquei em primeiro lugar com a crônica intitulada ‘Mudar o Mundo’, que trata de eleições e pandemia. Tive a honra de estar no topo do pódio concorrendo com autores talentosíssimos do mundo inteiro, entre países como Canadá e Portugal”, relatou.
De acordo com o premiado escritor, receber esses reconhecimentos por seu trabalho é uma “emoção indescritível”. Quero agradecer o apoio de tantas pessoas a este brasileiro residindo no Japão há 21 anos. Minha esposa, Nao Yamada, meu filhinho, Endi Yamada Loureiro, meu pai, Edwal, meus editores, André Kondo e Lilly Araújo, e a toda a equipe do Jornal Em Dia, que, desde 2019, tem dado espaço a minhas crônicas quinzenalmente. Arigatô, de coração”, declarou Edweine.
SOBRE O ESCRITOR
Edweine Loureiro nasceu em Manaus (Amazonas-Brasil) em 20 de setembro de 1975. É advogado e professor de idiomas, residente no Japão desde 2001. Premiado em mais de quatrocentos concursos literários no Brasil, no Japão, na Espanha e em Portugal, é autor de dez livros, sendo o mais recente “Contos de um Brasil esquecido”. É sócio-correspondente no Japão da Associação de Escritores de Bragança Paulista (Ases).
0 Comentários