news-details
Cultura

Documentário “A guerra dos paulistas” é a próxima atração do Pontos MIS

Exibição faz parte da programação digital do Museu da Imagem e do Som

 

Neste sábado, 11, às 16h, o Pontos MIS, programa de difusão cultural do Museu da Imagem e do Som, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do governo do estado de São Paulo, em parceria com a Prefeitura de Bragança Paulista, promove a sessão digital de cinema do filme “A guerra dos paulistas”.

 A exibição, realizada gratuitamente em parceria com a TV Cultura e a Buriti Filmes, acontece no canal no YouTube da produtora audiovisual (https://cutt.ly/ko3FzN8). Para assistir ao filme, é necessária inscrição prévia por meio do link: https://cutt.ly/Go3H6uy.

Logo após, às 18h, por meio do canal no Youtube do MIS (https://cutt.ly/bo3GUBz), acontece o bate-papo ao vivo com o cineasta e roteirista Luiz Bolognesi, diretor do documentário e produtor da série documental Guerras do Bra-sil.doc; Cláudia Viscardi, doutora em História Social e autora de A República Revisitada: Construção e Consolidação do Projeto Republicano Brasileiro; Chico Santos, cineasta, roteirista, especialista em gênero documentário e diretor de Estamos todos aqui; e mediação de Matias Pinto, historiador e apresentador do podcast Xadrez Verbal.

O filme retrata, de forma didática e acessível, o momento histórico do Movimento Constitucionalista de 1932. A partir de uma narrativa consistente e ilustrada com cenas ficcionais busca responder a perguntas como: quais foram as motivações para o início guerra, quem estava envolvido, quais os detalhes mais simbólicos do acontecimento e como a guerra se encerrou. 

Essa edição do bate-papo de cinema Pontos MIS integra o MIS Debate, um novo programa do Museu da Imagem e do Som. Para a primeira edição do projeto, a instituição escolheu o tema “1932: Cultura e sociedade, aproveitando as celebrações do Movimento Consti-tucionalista de 1932, no dia 9 de julho”. 

De quarta-feira, 8, até este sábado, 11, acontecem, no canal do museu no YouTube, lives especiais para referenciar esse momento histórico, por meio de debates com pesquisadores culturais, cineastas, historiadores e escritores, ilustrados por elementos audiovisuais como fotografias, cinema, televisão, com destaque para a exposição virtual “A mulher na revolução de 1932”, uma parceria do MIS com a plataforma Google Arts & Culture. 

Além de abordar a questão social da mulher no período, os especialistas esclarecerão, por meio de lives, questões acerca dos assuntos tratados, abordarão a presença do negro à época e a forma com que esse momento histórico é retratado pela teledramaturgia nacional.

Você pode compartilhar essa notícia!

0 Comentários

Deixe um comentário


CAPTCHA Image
Reload Image