news-details
Redescobrindo

Redescobrindo: doce de abóbora na cal

Esta semana resolvi fazer um pouco de doce de abóbora na cal, receita antiga que minha avó preparava nos meus aniversários junto com outros doces típicos da época, como os de laranja azeda, de batata roxa e de abóbora de pingar, isto é, secos ao sol em tabuleiros.

A receita é bastante simples, especialmente agora que temos a praticidade de comprar nas lojas de material de construção a cal em pote de 150g num preço acessível e que dura muito, visto que, em cada receita, usa-se somente uma colher de sopa de cal na água do molho.

Mesmo quem nunca fez este doce pode se aventurar a fazer, pois verá como é simples o passo a passo, principalmente agora que temos também a praticidade de encontrar nos supermercados a abóbora em pedaços ou até descascada, embalada a vácuo.


     Foto: arquivo pessoal Maria Inês

1 quilo e meio de abóbora já descascada e cortada em cubos não muito pequenos

1 colher (sopa) de cal virgem

Água suficiente para cobrir a abóbora (molho)

Calda

650 gramas de açúcar

3 xícaras (chá) de água

5 cravos da índia

Coloque numa bacia água suficiente para cobrir os pedaços de abóbora e espalhe a colher (de sopa) de cal. Mexa bem para misturar e deixe a abóbora de molho nessa água por cerca de 40 a 50 minutos, mexendo os pedaços de vez em quando.


      Foto: arquivo pessoal Maria Inês

Enquanto espera, em outra panela, comece a preparar a calda em ponto de fio com o açúcar, a água e os cravos da índia.

Passado o tempo do molho, escorra a água e vá lavando os pedaços da abóbora. Com um garfo, vá furando um a um, lave novamente e jogue-os na calda já preparada e deixe ferver até perceber que a abóbora cozinhou. Desligue o fogo e deixe o doce esfriar na própria panela e na calda.

Sugestão: se quiser fazer o doce cristalizado, retire-o frio da calda, escorra numa peneira, passe em açúcar cristal e leve ao sol para secar.


     Foto: arquivo pessoal Maria Inês

Até nosso próximo encontro

Para sugestões, críticas e temas para as próximas colunas, escreva para: miocz@yahoo.com.br

Maria Inês de Oliveira Chiarion Zecchini é professora de Educação Infantil nesta cidade e autora do livro “Redescobrindo – receitas da cozinha bragantina”. Faz parte da Associação dos Escritores de Bragança Paulista (Ases), foi membro fundadora da Academia Bragantina de Letras (ABL) de 2005 a 2008, e colunista do jornal Cidade de Bragança de 2005 até 2011.

 

Você pode compartilhar essa notícia!

0 Comentários

Deixe um comentário


CAPTCHA Image
Reload Image