Mais um Dia dos Pais se aproxima. Neste domingo, 8, famílias de todo o Brasil se reúnem para celebrar, com alegria, o dia da figura paterna.
Nas últimas décadas, o conceito de paternidade tem sofrido mudanças visíveis. Os velhos paradigmas, de que o pai era um provedor detentor de autoridade, foram quebrados, e hoje, os pais passaram a ser vistos como protagonistas no desenvolvimento moral, psicológico e afetivo de toda a família.
Por isso, a homenagem vai para todos os pais que provam que os homens podem, sim, ser criaturas sensíveis e amorosas; que dão exemplo de força e integridade; que são o espelho para seus filhos.
Pais cujos valores são perpetuados geração a geração – dos tataravôs aos tataranetos – e cujo legado ficará marcado – serão presenteados e acarinhados neste domingo, que vai além de um dia meramente comercial.
Mais do que receberem presentes e lembranças, pais em todo o Brasil esperam contar com a presença de seus filhos amados, mesmo que de forma virtual ou seguindo as normas de distanciamento ainda exigidas pela pandemia, para comemorar a vida e a saúde.
Nesta data, pais, avôs, filhos e netos celebram a arte do encontro, brindam as relações afetivas, esbanjam sorrisos, histórias e memórias afetivas. Muito aguardado, o Dia dos Pais é também um dia de amizade, de confraternização, de comunhão.
O Dia dos Pais reconhece, ainda, a gratidão àquele que acolhe, aconselha, e sobretudo, ama – com o amor e a bondade incondicionais que só pais conseguem oferecer.
Pais transmitem virtudes, ensinam com firmeza, mas também sabem brincar, rir de si próprios, são tenros, dóceis e, apesar de sábios, ainda podem ser crianças.
Pais ensinam a sonhar, mas também a viver na prática, a enfrentar as adversidades do dia a dia, a superar os obstáculos com coragem.
O que eles querem, neste e em todos os outros dias do ano, mais do que reconhecimento, é que seus amados filhos não se esqueçam de suas raízes, valorizem suas origens e deem continuidade aos princípios fundamentais, aqueles que não têm preço, e que recebem desde pequenos.
Bons pais querem criar bons filhos e deixar boas sementes no mundo. Querem fazer história e dar sequência a ela. Querem que seus filhos pratiquem o perdão, a caridade, a honestidade.
Por todos esses motivos, neste Dia dos Pais, mostre ao seu pai tudo aquilo que ele significa, deixe todo o seu amor à mostra, emanando bons sentimentos e energias.
Nesta edição do Jornal Em Dia, celebramos a figura paterna, que já inspirou centenas de poetas em todo o mundo, com muita poesia. Confira nesta página alguns textos de autoria dos escritores da Ases (Associação de Escritores de Bragança Paulista) sobre seus pais e inspire-se para também se declarar ao seu herói!
Desejamos a todos os pais vida longa e próspera, repleta de realizações e muito, muito amor!
Feliz Dia dos Pais!
0 Comentários