Domingo estava sem uma sobremesa para o almoço e aí me lembrei do tradicional pudim de leite condensado.
Com a pressa em preparar, para que esfriasse até o momento de servir, acabei não verificando se tinha leite condensado na dispensa do sítio (esse é um dos problemas de ter duas residências: você acaba se esquecendo de abastecer a despensa correta). Como já estava com a calda de caramelo no fogo, o jeito foi improvisar.
E aí a saída foi fazer um pudim de leite que minha sogra me ensinou (ela tinha receitas muito boas e certeiras). Esse pudim, além dos ingredientes básicos, no lugar do leite condensado, leva pão francês. Isso mesmo! A lata de leite condensado é substituída por 1 e 1/2 pãozinho francês.
Então fiz rapidinho, sem precisar de forno, pois esta receita é em banho-maria na boca do fogão e, em menos de uma hora, já estava com o pudim gelando (ainda na fôrma) para servir na sobremesa. E foi um sucesso!
Faça e verá como fica com uma textura excelente e sem nenhum resquício de gosto de pão. Destaco isso, pois quando comentei a receita no momento de servir, minha filha não queria experimentar por ter ouvido que o pão estava substituindo o leite condensado. E o resultado foi que ela experimentou uma fatia quase transparente e depois repetiu o pudim, sinal de que passou no teste de qualidade.

4 ovos inteiros
500 ml (meio litro) de leite de vaca
1 xícara (chá) de açúcar
1 1/2 pãozinho francês (pode ser amanhecido) picado
1 colher (café) de baunilha
1 xícara (chá) de açúcar
Comece pela calda, colocando o açúcar numa frigideira ou panela rasa e vá mexendo até derretê-lo totalmente. Não será necessário colocar água. Desligue o fogo e despeje a calda na fôrma de pudim espalhando muito bem enquanto estiver ainda quente e reserve.
No liquidificador, coloque o pão picado e metade do leite. Bata bem até desmanchar todo o pão. Junte o restante dos ingredientes e bata novamente por pelo menos um minuto e despeje na fôrma já com a calda.
Coloque um papel alumínio fechando a fôrma e leve em banho-maria na chama do fogão (não precisa de forno) e deixe cozinhar por 40 minutos. Desligue o fogo e espere uns 5 ou 10 minutos para tirar a fôrma do recipiente do banho-maria e leve à geladeira por pelo menos duas horas (eu deixei no freezer quase uma hora para adiantar o processo).
Para desenformar, leve a fôrma na boca do fogão para aquecer um pouco a calda e o pudim sair inteiro.

Maria Inês de Oliveira Chiarion Zecchini é professora de Educação Infantil nesta cidade e autora do livro “Redescobrindo – receitas da cozinha bragantina”. Faz parte da Associação dos Escritores de Bragança Paulista (Ases), foi membro fundadora da Academia Bragantina de Letras (ABL) de 2005 a 2008, e colunista do jornal Cidade de Bragança de 2005 até 2011.
0 Comentários