Este sábado é um dia muito festivo para o Jornal Em Dia. Isso porque, hoje, comemoramos 18 anos de história. Desde então, a trajetória deste veículo foi – e continua sendo – marcada por muitas lutas, mas também por muitas alegrias e conquistas.
Quando começamos a traçar essa história, no dia 17 de abril de 2003, não imaginávamos que o Jornal Em Dia se tornaria um dos principais veículos da mídia bragantina. De lá pra cá, foram muitas mudanças e desafios: a publicação, que era inicialmente veiculada aos domingos, passou a circular três vezes e, depois duas, durante a semana, e hoje está em todas as bancas da cidade aos sábados.
Fundado por José Carlos Rodrigues Castilho e Luiz Gonzaga Leme, o Gino (in memorian), o Jornal Em Dia viveu o auge da mídia impressa, mas também enfrenta hoje com coragem e otimismo os desafios da mídia digital. Desde 2003, foram inúmeras coberturas importantes sobre política, cultura, esporte, cidade e muitos outros temas relevantes aos cidadãos bragantinos.
Ajudamos a denunciar situações de descaso, reportamos os principais acontecimentos de Bragança e região, acompanhamos os bastidores do Palácio Santo Agostinho, vimos a ascensão do Bragantino – hoje Red Bull Bragantino – à elite do futebol nacional, cobrimos grandes eventos, como a tradicional Festa do Peão e o Carnaval, contamos histórias de pessoas anônimas e famosas, demos voz à população, cumprimos (e continuaremos cumprindo!) nosso papel social.
Assim, construímos o que todo veículo de comunicação busca: credibilidade. O Jornal Em Dia se tornou sinônimo de informação de qualidade, ética e, principalmente, livre. Mesmo sabendo que a mídia sobrevive da publicidade, nunca nos desvencilhamos do compromisso com a honestidade e com a liberdade de expressão.
Em 2012, demos um importante passo para acompanhar o Jornalismo digital, com a criação do nosso site. Quisemos oferecer o frescor da notícia on-line, mas com a tradição, o rigor e, novamente, a credibilidade conquistada com anos de mídia impressa. Hoje, estamos também nas redes sociais, interagindo com nossos leitores de forma virtual.
Esses desafios nunca nos intimidaram. Ao contrário, nos motivaram na busca por novos caminhos, novas soluções, novos modos de se fazer Jornalismo. Nos reinventamos, mas não em essência: nosso sonho de criar um veículo diferente, que falasse sobre tudo a todos, de forma acessível, é o que nos moveu até aqui e o que nos dá a certeza de continuar em frente.
Essa convicção só aumenta quando enfrentamos também o peso de ser imprensa em uma democracia cada vez mais frágil. Mesmo em um cenário de incertezas, temos consciência da nossa importância e entendemos que precisamos resistir, com todas as adversidades.
Em um país constantemente bombardeado por fake news e ataques à mídia, sabemos que nossa missão não é fácil, mas é necessária. Se começamos com bravura, assim seguiremos e faremos o que for preciso para permanecer vivos, atuantes e, sobretudo, íntegros, conforme os princípios que nos norteiam desde 2003.
No entanto, nada disso seria possível sem a contribuição de muitas pessoas que ajudaram a construir essa história: funcionários, anunciantes, leitores, amigos... Cada um deixou sua marca e nos ajudou a chegar aqui com muitos motivos para comemorar e agradecer. Por isso, deixamos nossa gratidão a todos, indistintamente, que fizeram e sempre farão parte do Jornal Em Dia.
Por fim, não podemos deixar de dizer que continuamos a acreditar. Se os dias são difíceis, isso não nos amedronta: queremos seguir dando mais boas do que más notícias, contando histórias inspiradoras, mostrando que há, sim, muitas coisas boas em nossa cidade e que devemos confiar em dias melhores.
Sabemos que há muito chão pela frente; muito o que conquistar, construir, viver e compartilhar. O Jornal Em Dia se orgulha e se alegra por atingir, hoje, sua “maioridade”, e por ter chego ao ápice da sua juventude com coerência, entusiasmo, perseverança e ousadia.
Que nunca nos falte sonho, garra e brilho no olho! Que a paixão pelo bom Jornalismo permaneça acesa e nos leve a crer em um amanhã melhor, em que os fatos bons se sobreponham aos ruins, em que as histórias tenham mais finais felizes, em que a mídia tenha o seu papel valorizado, em que não esmoreçamos.
Obrigado a você, caro leitor, por acreditar em tudo isso e por nos acompanhar, semanalmente, em nossa edição impressa, ou diariamente, pela Internet. O nosso compromisso com a informação que chega até você continua mais vivo e intenso do que nunca. E hoje, em nossa 2052ª edição, esperamos pelos novos desafios e reinvenções, com muita vontade de seguir fazendo diferente!
Que venham os próximos 18 anos! Estamos preparados!
0 Comentários